Silves volta a aderir ao Dia Internacional dos Museus

Os museus de Silves vão juntar-se às comemorações do Dia internacional dos Museus, a 18 e 19 de maio, sexta […]

Os museus de Silves vão juntar-se às comemorações do Dia internacional dos Museus, a 18 e 19 de maio, sexta e sábado, com um conjunto de iniciativas com a temática «Museus num mundo em mudança: Novos Desafios, Novas Inspirações». Aderem a este programa os museus de Arqueologia de Silves (MMAS) e do Traje e das Tradições, em São Bartolomeu de Messines.

No dia 18 de maio, em que os museus são celebrados em todo o mundo, haverá entrada gratuita durante todo o dia no MMAS, sendo que das 10 às 12 horas e das 14 às 17 horas, os visitantes poderão participar em visitas acompanhadas ao poço cisterna.

No mesmo período, quem for ao museu de arqueologia pode participar em diversas atividades, como o peddy papper «Descobre o teu museu», jogos com História e pinturas murais.

«Com o intuito de estimular a criatividade através da representação / visualização / interatividade dos museus do concelho nos mais diversos suportes (filme, livro, maquete, pintura, escultura, etc.), será, também, feito o lançamento do concurso de expressão criativa “O meu Museu dava um(a)…”. O concurso é aberto à participação quer do público em geral, quer das escolas, ATL, grupos seniores e grupos com necessidades especiais», anunciou a Câmara de Silves, num comunicado enviado às redações.

Em São Bartolomeu de Messines, a 18 de maio, o Museu do Traje e das Tradições irá promover o ateliê “No tempo dos meus avós” com atividades de expressão escrita e pictórica, seguido da criação do livro de histórias do Museu com materiais recicláveis. Também aqui são chamadas as participar as escolas, ATL e o Pólo de Formação ao Longo da Vida desta localidade serrana.

«Dando continuidade a uma ação lançada em 2005 pelo Ministério da Cultura e Comunicação de França e que vem sendo dinamizada pelo Município de Silves há alguns anos, o MMAS terá no dia 19 de maio as suas portas abertas, entre as 20 horas e as 23h30», iniciativa que terá entrada livre, acrescentou a autarquia.

Comentários

pub