Silves Tour angaria mais de 2000 euros para o Refúgio Aboim Ascensão (com fotos)

Mais de 1100 pessoas, entre marchantes e ciclistas, estiveram presentes no Silves Tour, iniciativa da Câmara Municipal de Silves, que […]

Mais de 1100 pessoas, entre marchantes e ciclistas, estiveram presentes no Silves Tour, iniciativa da Câmara Municipal de Silves, que teve lugar no passado domingo, dia 6 de maio. Com a venda de t-shirts (que esgotaram) e as inscrições dos participantes, a autarquia angariou 2038,40 euros, que foram entregues ao Refúgio Aboim Ascensão.

«Este dinheiro vai fazer mais felizes as crianças que estão no Refúgio», salientou Luis Villas Boas, o diretor desta instituição, sedeada em Faro e conhecida pelo seu meritório trabalho na defesa de crianças em risco e pelo desenvolvimento do conceito Emergência Infantil.

«Fico muito sensibilizado por ver que se conseguiu mobilizar uma quantidade tão grande de pessoas, em torno de uma causa solidária, de uma ação que visa ajudar os outros», referiu, ainda, o diretor do Refúgio Aboim Ascensão, no momento em que recebeu o cheque com o valor angariado pela Câmara de Silves. A autarquia, depois da prova, ainda recebeu alguns donativos, que está a encaminhar para esta instituição.

Isabel Soares, presidente da autarquia, rodeada das crianças que vieram do Refúgio Aboim Ascensão para visitar a cidade e estar presentes no Silves Tour, também destacou a importância destes eventos na atual conjuntura que se atravessa no país e no mundo.

Emocionada, a presidente Isabel Soares apontou a possibilidade de ver em ação o espírito solidário da população da região e do concelho como uma das mais-valias deste evento, que para além de permitir a entrega de um donativo em dinheiro ao Refúgio Aboim Ascensão, promoveu a recolha de alimentos que serão entregues a instituições que se dedicam à sua distribuição por famílias mais carenciadas.

A autarca mencionou, ainda, o «grande empenho dos técnicos da autarquia e o seu envolvimento pessoal na organização deste evento, já que foi pela sua vontade, disponibilidade e espírito solidário que esta ação se realizou».

Na verdade, a organização do Silves Tour contou com 30 funcionários voluntários da autarquia, bem como dez outros voluntários de outras instituições parceiras da autarquia, nomeadamente clubes e associações, que dinamizaram a prova de ciclismo e a orientaram.

Para além destes voluntários, foram várias as instituições públicas e privadas que se associaram à iniciativa da CMS, apoiando-a de algum modo, quer como Parceiros (Agrupamento de Escolas de Armação de Pêra, GADAG, Clube Xelb, Grupo Amigos de Messines), quer como Apoio (IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude, programa Nacional de Marcha e Corrida, Água Serra da Estrela, Continente, RestXelb – bar das piscinas, AR Publicidade, Paulo Publicidade, Publiradio, My Dinamic, Agrupamento de Escolas de Silves, Agrupamento de Escolas de SB Messines, Escola Secundária de Silves, Azogla, Instituto Piaget, Associação de Estudantes do AE Silves, Holiday Inn, Colina Hotels & Resorts, Frutas Martinho, Frutas Mourinho, Francisco Vieira e Filhos, Lda – Laranjas do Algarve, LARA – Laranja do Algarve, SA, Sociedade Columbófila de SB Messines, Juntas de Freguesias do Algoz, de Armação de Pêra, de Pêra e de SB Messines, Cruz Vermelha Portuguesa, GNR de Silves, Bombeiros Voluntários de Silves, Bombeiros Voluntários de SB Messines), quer como Media partners (Rádio Algarve FM e Sul Informação).

Uma das instituições que colaborou neste evento foi o Continente, que fez um donativo de géneros alimentícios ao Refúgio Aboim Ascensão, composto por papas láteas, leite, iogurtes, cereais, fruta, arroz, esparguete, ice tea, açúcar e farinha.

Por outro lado, a Câmara de Silves, com o apoio dos diversos Agrupamentos de escolas do concelho, angariou meia tonelada de alimentos (leite, massas, feijão, grão, arroz, cereais para pequeno almoço, papas para bebé, azeite, óleo, conservas, farinha, açúcar, bolachas.), que serão entregues a instituições que fazem a distribuição de géneros a famílias mais carenciadas na região algarvia.

Quem participou na marcha corrida pode optar por fazer um percurso de 4 ou de 9 km; quem fez o passeio de bicicleta partiu de SB Messines (20km), ou de Armação de Pêra (20 km), ou do Algoz (20 km), ou de Silves (17 km). Esta foi a 4.ª edição do Silves Tour, iniciativa que foi, integrada no calendário regional de marchas do IPDJ.

 

 

 

 

Comentários

pub