Serviços de Juventude da Câmara de Portimão mudam de instalações

Os Serviços de Juventude da Câmara Municipal de Portimão passaram a funcionar em conjunto no edifício do Mercado da Av. […]

Os Serviços de Juventude da Câmara Municipal de Portimão passaram a funcionar em conjunto no edifício do Mercado da Av. S. João de Deus, disponibilizando assim um vasto leque de valências numa lógica de proximidade.

O Gabinete de Juventude, com novas instalações a funcionar neste edifício, tem como principais áreas de intervenção o apoio ao associativismo juvenil, iniciativas socioculturais, rede de apoio juvenil, participação e cidadania, apoio e encaminhamento de jovens e o apoio ao Conselho Municipal de Juventude de Portimão, em fase de constituição.

Destaque para o Gabinete de Saúde Juvenil, que a partir de maio facultará atendimento e acompanhamento psicológico a crianças e jovens do município, mas também aos seus encarregados de educação, pais e familiares, sendo gratuito e confidencial.

Este serviço, que funcionará mediante marcação prévia na 2ª e 4ª quartas-feiras de cada mês, entre as 14h00 e as 17h00, desenvolve-se em articulação com as equipas de intervenção socioeducativa dos diversos Agrupamentos de Escolas do Município de Portimão a que os jovens possam pertencer.

A Loja Ponto JA é um espaço público que disponibiliza informações e serviços de interesse para a juventude, funcionando numa lógica multicanal assente na oferta de valências como o Portal da Juventude e a Linha da Juventude, acesso à Internet e a equipamento informático, e dispõe de espaço de convívio e Mediateca, emite o Cartão Jovem e o Cartão de Alberguista, presta auxílio nos processos de candidatura ao Programa Porta 65 Jovem, bem como a algumas atividades pontuais de caráter formativo, cultural, social e recreativo.

 

Atividades para todos os gostos

 

Ao longo deste ano, estão previstas diversas ações de relevo pelos Serviços de Juventude da Câmara de Portimão, como o Programa de Voluntariado “Com_Tigo!”, destinado a jovens licenciados nas áreas da psicologia, serviço social, educação social, sociologia, enfermagem (planeamento familiar), dietética e nutrição, ensino (professores e educadores), animação sociocultural e apoio à infância, com o objetivo de desenvolverem atividades planificadas e orientadas junto da comunidade juvenil.

Também merecem realce o I Concurso de Bandas de Portimão, com o objetivo de proporcionar aos jovens locais que tenham uma banda musical a oportunidade de apresentarem o trabalho que têm desenvolvido, o Concurso de Graffiti, centrado na preservação e valorização estética do meio urbano, nomeadamente através da intervenção em edifícios devolutos, bem como o Concurso ArteJovem@Portimão, que pretende incentivar e promover novos artistas, estimular a criatividade e a inovação, distinguindo talentos emergentes nas áreas de pintura/desenho, escultura/instalação, fotografia digital ou analógica, ilustração digital, instalação multimédia, vídeo/realização.

Os Serviços de Juventude da Câmara Municipal de Portimão pretendem ainda implementar durante o ano de 2012 o programa “AndaJÁ”, estruturado para ocupação dos tempos livres das crianças e jovens que frequentam habitualmente o Ponto JA durante as férias escolares, contrariando a utilização excessiva dos computadores, com a dinamização de atividades socioculturais.

Para além de vários rastreios infanto-juvenis, haverá de igual modo workshops de informática, para jovens em idade escolar e jovens adultos, focando temáticas diversas.

Referência ainda para a realização de sessões de esclarecimento destinadas a jovens desempregados ou à procura do primeiro emprego.

Por outro lado, serão celebrados protocolos com estabelecimentos de ensino superior da região, com o intuito de oferecer aos estudantes uma experiência profissional na área da juventude, através de estágios na Câmara Municipal de Portimão, com o acompanhamento de técnicos especializados.

 

Informações complementares em:

 

Gabinete de Juventude

Avenida São João de Deus, Edifício do Mercado Municipal, piso térreo, Loja 11,

8500-508 Portimão.

Telefone: 282 419 534

E-mail: [email protected]

Horário: segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

 

Loja Ponto JA Portimão

Av. São João de Deus, Edifício do Mercado Municipal, piso térreo, Lojas 15 e 16,

8500-508 Portimão.

Telefone: 282 422 388

E-mail: [email protected]

Horário: segunda a sexta-feira, das 10h00 às 19h00, ininterruptamente.

 

Gabinete de Saúde Juvenil

Av. São João de Deus, Edifício do Mercado Municipal, piso térreo, Loja 14

8500-508 Portimão

Tel.: 282 422 388

E-mail: [email protected]

Comentários

pub