Sérgio Ribeiro ganha a clássica do Alpendre e assume comando da Taça de Portugal de ciclismo

Sérgio Ribeiro (Efapel-Glassdrive) venceu ao sprint a 22.ª edição da clássica do Restaurante Alpendre, terceira prova pontuável para a Taça […]

Sérgio Ribeiro (Efapel-Glassdrive) venceu ao sprint a 22.ª edição da clássica do Restaurante Alpendre, terceira prova pontuável para a Taça de Portugal de Elite e Sub-23. O triunfo valeu-lhe a subida ao topo da geral, na categoria de elite.

Esta foi a terceira prova a contar para a Taça de Portugal e decorreu entre o Restaurante Alpendre e Vila Nova de Cacela, numa distância de 158,3 quilómetros. Há vários anos na estrada, esta foi mais uma edição do Troféu Restaurante Alpendre, a quem Rogério Domingues dá vida há 22 anos.

Numa animada disputa ao sprint, no final dos 150,5 quilómetros que ligaram Tavira a Cacela, Sérgio Ribeiro foi o mais veloz, batendo o homem da casa, Samuel Caldeira (Carmim-Prio-Tavira), que teve de contentar-se com a segunda posição.

O terceiro foi Hélder Oliveira (Onda-Boavista). Sérgio Ribeiro assumiu a liderança da Taça de Portugal, na categoria de elite, tomando a dianteira no troféu que conquistou na época passada. Caldeira é o segundo, apenas a oito pontos, e Hélder Oliveira está só a dez, no terceiro posto.

“Não olhámos a meios para conseguirmos os nossos objectivos, tal como a equipa de Tavira, o que provocou uma guerra benéfica para o espetáculo. No final houve um sprint bem disputado. Ganhei eu mas se fosse o Samuel também estaria bem entregue”, afirmou Sérgio Ribeiro, pouco antes de subir ao pódio.

O melhor sub-23 na corrida desta tarde foi Nuno Meireles (Mortágua), mas a regularidade de Rafael Silva (Liberty Seguros/Feira/Specialized) valeu-lhe a manutenção da liderança da geral dos mais jovens.

O Troféu do Restaurante Alpendre foi bastante tático, verificando-se na estrada a rivalidade entre a Efapel-Glassdrive e a Carmim-Prio-Tavira. Ainda na primeira metade da prova, saiu do pelotão um grupo de nove unidades, tendo o espanhol Raul Alarcón (Efapel-Glassdrive) sido o mais empreendedor destes escapados, distanciando-se dos demais e rolando em solitário dezenas de quilómetros.

No pelotão, os tavirenses assumiam a perseguição, acabando mesmo por mandar descair os dois ciclistas que levavam no grupo intermédio.

A entrada no terceiro terço da corrida, deu outros protagonistas à Clássica do Restaurante Alpendre. Dois ciclistas do Louletano/Dunas Douradas, Victor Valinho e António Olmo, começaram por juntar-se a Alarcón para depois o deixarem para trás, liderando a corrida em duo, mas também acabariam por sucumbir à aceleração do pelotão já dentro dos dez quilómetros finais.

O final da prova teve grande emoção. O Carmim-Prio-Tavira protestou a chegada, alegando sprint irregular de Sérgio Ribeiro, mas o colégio de comissários não acolheu os argumentos dos algarvios.

Rui Vinhas (Louletano/Dunas Douradas) aproveitou a participação na primeira fuga para conquistar o título de melhor trepador, enquanto o colega de equipa António Olmo usou a segunda escapada do dia para arrebatar a camisola das metas volantes. A equipa de Loulé triunfou coletivamente.

A Volta a Albergaria-a-Velha, a disputar no dia 17 de Junho, é a próxima etapa da Taça de Portugal Liberty Seguros de Elite e Sub-23.

Classificações completas do XXII Troféu Restaurante Alpendre aqui:

Comentários

pub