São Brás de Alportel foi palco das Comemorações do Dia da Europa no Algarve

O município de São Brás de Alportel foi ontem o “Centro da Europa”, nas palavras de António Eusébio, tendo acolhido […]

O município de São Brás de Alportel foi ontem o “Centro da Europa”, nas palavras de António Eusébio, tendo acolhido as Comemorações do Dia da Europa no Algarve, com um programa recheado de atividades para todas as idades e nacionalidades.

O programa foi marcado pelo espírito que deu mote ao Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, que resultou de um desafio lançado pela CCDR Algarve, com a parceria da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.

O palco principal do programa das comemorações foi o edifício das Piscinas Municipais Cobertas, uma das muitas obras financiadas pela União Europeia, em São Brás de Alportel.

Pelas 10h00, a cerimónia de hastear da bandeira, ao som do hino nacional, interpretado e cantado por jovens estudantes do município, dava início às celebrações.

Depois foi a vez de uma sessão de boas vindas aos participantes, em várias línguas, por jovens oriundos de vários países, bem como as intervenções dos presidentes da Câmara, António Eusébio, e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região do Algarve (CCDR-Algarve), David Santos.

Seguiu-se o momento aguardado da inauguração da exposição “Olhares sobre a Europa em São Brás”, de autoria dos formandos da Oficina de Fotografia Digital, coordenada pelo fotógrafo Rui Serra Ribeiro, que apresenta 22 diferentes olhares sobre espaços e lugares que mereceram intervenções financiadas pela União Europeia. A mostra ficará patente até ao final de Junho, no corredor central das Piscinas Municipais Cobertas.

Sempre com uma dimensão intergeracional, o programa prosseguiu com diversas atividades lúdico-pedagógicas, que contaram com a participação dos mais jovens, estudantes do Agrupamento de Escolas de São Brás de Alportel e do Colégio Bernardete Romeira, de Olhão, e dos menos jovens, alunos da Universidade Sénior de São Brás de Alportel.

Ainda durante a manhã, o programa integrou uma visita às instalações da empresa Nova Cortiça, símbolo maior do desenvolvimento da indústria corticeira no concelho e na região, marca de referência no país e no estrangeiro, que recentemente foi alvo de um investimento comunitário, que permitiu dar à empresa uma nova etapa no seu desenvolvimento, abrindo a novos produtos e mercados.

Após uma paragem na Circular Norte, obra de referência do concelho, também esta um exemplo da concretização de projetos financiados por fundos comunitários, houve ainda lugar a uma visita à Escola Secundária, recentemente alvo de uma obra de profunda requalificação e ampliação, com financiamento europeu.

Foi também este espaço que acolheu um almoço convívio que teve lugar na Academia dos Sabores, o bonito espaço de formação e experimentação gastronómica da Escola Secundária José Belchior Viegas, onde os jovens estudantes que frequentam os cursos da área hoteleira, têm a oportunidade de pôr em prática os seus conhecimentos

A tarde esteve reservada para a reflexão, com a realização de um Parlamento Intergeracional, no Salão Nobre da Câmara Municipal sob o mote “Crescer e Envelhecer no Espaço Europeu”, que contou com a intervenção de duas bancadas muito participativas: de um lado os seniores, estudantes da Universidade Sénior de São Brás de Alportel e do outro os juniores, estudantes da Escola Secundária José Belchior Viegas, na presença de um convidado especial, o  deputado da Assembleia da República Pedro Marques, que participou ativamente na iniciativa deixando uma palavra de reconhecimento e de incentivo à continuação de boas práticas que promovem a inclusão dos menos jovens na vida da comunidade, muito especialmente, nos processos de decisão da vida coletiva, onde a participação é sempre uma mais valia.

Neste debate intergeracional foram abordados diversos temas, desde a desigualdade de rendimentos, a insegurança, a solidão, entre muitos outros que mereceram a apresentação de várias propostas para se fazer face aos desafios desta Europa, neste dia especial, que tem por lema “Juntos somos mais fortes”.

Foi um debate aberto a toda a comunidade com vista à reflexão e partilha de perspetivas de jovens e menos jovens que projetam no presente o futuro do pais e da Europa, que somos todos nós.

O programa de comemorações deste Dia da Europa no Algarve encerrou ao som do Fado, Património Imaterial da Humanidade e símbolo maior da cultura portuguesa, na voz da jovem são-brasense Vanessa Vivas.

Comentários

pub