São Brás de Alportel acolhe comemorações regionais do Dia da Europa

O município de São Brás de Alportel acolhe, no próximo dia 9 de maio, as Comemorações do Dia da Europa […]

O município de São Brás de Alportel acolhe, no próximo dia 9 de maio, as Comemorações do Dia da Europa 2012, no Algarve, com um conjunto de iniciativas que contam com a presença do gestor do PO Algarve 21 David Santos, do presidente da Câmara António Eusébio e do deputado Pedro Marques, entre muitas outras individualidades.

Celebrado desde 1985, no dia 9 de maio, o Dia da Europa pretende promover atividades que aproximem a Europa dos cidadãos e os povos europeus entre si. Na edição deste ano é São Brás de Alportel que acolhe estas celebrações que têm como temas fulcrais a Eficiência Energética e o Debate Intergeracional que serão o mote para um dia preenchido com uma visita guiada pelo município, bem como um conjunto de apresentações, exposições, ateliês, jogos, entre muitas outras iniciativas.

O edifício das Piscinas Municipais Cobertas será o espaço sede das comemorações que iniciam na manhã de dia 9 com a cerimónia de hastear da bandeira, acompanhada pelo hino nacional e por uma mensagem de boas vindas intercultural, que conta com a participação de alguns alunos estrangeiros do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.

Segue-se a inauguração da exposição “Olhares sobre a Europa em São Brás”, uma mostra de fotografia de autoria da Oficina de Fotografia Digital de São Brás de Alportel, sob coordenação do fotógrafo Rui Serra Ribeiro. Trata-se de uma retrospetiva fotográfica de obras emblemáticas que contribuíram para a modernização do concelho de São Brás de Alportel nas últimas duas décadas, com o apoio dos fundos da União Europeia.

O programa comemorativo prossegue com uma visita guiada ao edifício das Piscinas Municipais Cobertas, onde serão apresentadas as soluções energéticas implementadas nesta obra, prosseguindo esta visita por alguns dos edifícios que marcam a presença dos apoios comunitários no município, nomeadamente a modernização do Parque Escolar, a rede de equipamentos desportivos e a Circular de São Brás de Alportel, numa visita sob orientação do Presidente da Câmara Municipal, António Eusébio.

O programa de comemorações envolva toda a comunidade escolar, envolvendo a realização de múltiplas atividades lúdico – pedagógicas e divertidos jogos on line, através dos quais os jovens estudantes poderão aprender, a brincar, a utilizar os quadros interativos que equipam a nova geração de salas de aula, pois para o sucesso dos novos processos de aprendizagem é determinante o acompanhamento de novos métodos e estratégias de ensino apoiadas nas novas ferramentas tecnológicas.

Este é um entre múltiplos resultados da execução do “ Contrato de Delegação de Competências” celebrado, em 2009, entre a Autoridade de Gestão do Programa Operacional do Algarve (PO Algarve 21) do QREN e a Comunidade Intermunicipal do Algarve, no âmbito da Requalificação da Rede Escolar do Ensino Básico e da Educação Pré-Escolar.

No palco principal deste Dia da Europa, no recinto exterior das Piscinas Municipais Cobertas de São Brás de Alportel, decorrem, ao longo de toda a manhã, diversas atividades, animação permanente, exibições de teatro, coreografias, artes plásticas, pintura, fornos solares e Informação Europeia, dinamizadas pelo Centro Europe Direct, em colaboração com o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas e o Colégio Bernadete Romeira de Olhão.

À tarde, o Salão Nobre da Câmara Municipal acolhe o Debate Intergeracional sobre o tema “Crescer e Envelhecer no Espaço Europeu”, que tem como convidado especial o deputado Pedro Marques, que estará ao lado dos estudantes da Universidade Sénior de São Brás de Alportel e dos alunos do 12º ano da Escola Secundária José Belchior Viegas para discutir esta interessante temática, no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, contando com a colaboração da delegação de Faro do Instituto da Juventude.

O programa regional de comemorações do Dia da Europa, que este ano escolheu, como sede, São Brás de Alportel, é uma iniciativa organizada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, através do PO Algarve 21 e Centro Europe Direct, em parceria com a Câmara Municipal de São Brás de Alportel.

Comentários

pub