Rota de Geologia de Monchique vai ser “inaugurada” com caminhada no dia 2 de junho

Uma pequena caminhada experimental de 6 quilómetros, interpretativa, sobre o tema da Geologia, vai ter lugar em Marmelete, Monchique, no […]

Uma pequena caminhada experimental de 6 quilómetros, interpretativa, sobre o tema da Geologia, vai ter lugar em Marmelete, Monchique, no dia 2 de junho, sábado.

Este percurso será um dos que estarão incluídos na futura Rota da Geologia, um percurso complementar da Via Algarviana, no concelho de Monchique.

Será guiado por Francisco Lopes e Tiago Neves, da  Associação para a Defesa e Divulgação do Património Geológico do Alentejo e Algarve – DPGA.

Anabela Santos, da associação Almargem, que promove estas rotas complementares à Via Algarviana em colaboração com as Câmaras dos municípios atravessados, explicou ao Sul Informação que, em Monchique, serão implementadas duas rotas – a das Árvores Monumentais (já estreada com uma outra caminhada) e a da Geologia.

Neste último caso, a rota divide-se em dois percursos, um deles mais curto e simples, mais apropriado para as famílias, precisamente este de Marmelete. «O nosso objetivo é que parte destas rotas possa ser sempre percorrida em família», explicou Anabela Santos.

Além do percurso sobre geologia na zona de Marmelete, está ainda em preparação um outro, «na envolvente da Fóia», com um grau de dificuldade e extensão maiores.

A caminhada, para a qual é necessário fazer inscrição num máximo de 30 pessoas, custa 3 euros para sócios desta associação (inclui seguro) ou 5 euros para não sócios.

O ponto de encontro está marcado para as 9h30, na Junta de Freguesia de Marmelete, onde começará esta caminhada curta, que deverá demorar quatro horas, por se tratar de um percurso interpretativo sobre a rica geologia da Serra de Monchique.

Para aproveitar bem a caminhada, a Almargem propõe um almoço convívio no Snack Bar “Luz”, por apenas 12 euros (reserva obrigatória). O menu inclui entradas, javali estufado, bebida, sobremesa (salada de fruta ou doce) e café.

Inscrições ou informações para os seguintes contactos:

Telefone: 289 412 959 / TLM: 938 771 316

Email: [email protected]

Comentários

pub