Quarteira celebra Dia do Pescador com festa de petiscos

Quarteira revive, de 1 a 3 de junho, uma das suas principais tradições, o Dia do Pescador. Nesta festa que […]

Quarteira revive, de 1 a 3 de junho, uma das suas principais tradições, o Dia do Pescador. Nesta festa que é, acima de tudo, uma homenagem à comunidade piscatória local, a Quarpesca –  Associação dos Armadores e Pescadores de Quarteira, vai uma vez mais dar a conhecer a todos os que visitam e vivem na cidade, esta tradicional manifestação cultural e gastronómica, que é  também um cartaz importante.

Durante três dias, nas tasquinhas dos “Petiscos do Pescador”, instaladas na Praça do Mar, os visitantes poderão apreciar as iguarias elaboradas por famílias de pescadores quarteirenses, numa mostra gastronómica onde os sabores do mar são os únicos reis da festa.

As comemorações do Dia do Pescador arrancam no dia 1, pelas 18h00, com a atuação de José Maria e Amigos. À noite, pelas 21h30, acontece o espetáculo de música ligeira, com Nestor e Nuno.

Para o dia 2, a partir das 18h00, está previsto o momento alto das festividades e que constitui um quadro etnográfico desta comunidade – a realização da tradicional lavada ou arte tradicional de arrastar para terra.

Neste quadro ímpar e típico desta antiga aldeia piscatória, a população é convidada a participar no “puxar a rede” para terra onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que banham Quarteira, através da quantidade e qualidade do pescado que, ano após ano, é capturado.

A animação musical do dia vai estar a cargo de José Maria e Amigos (18h00) e do fado de César Matoso (21h30).

No encerramento do Dia do Pescador, sobem ao público o grupo José Maria e Amigos (17h30) e baile com Carlos Granito (21h30).

Este evento promovido pela QUARPESCA conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia de Quarteira. A entrada é livre.

Comentários

pub