Pelotão profissional de ciclismo corre Taça em Oliveira de Azeméis

O pelotão de elite e de sub-23 compete, no próximo fim-de-semana, em duas corridas que vão disputar-se em Oliveira de […]

O pelotão de elite e de sub-23 compete, no próximo fim-de-semana, em duas corridas que vão disputar-se em Oliveira de Azeméis, uma delas, o 4.º Memorial Bruno Neves, é pontuável para a Taça de Portugal Liberty Seguros.

Neste fim-de-semana também vão estar em efervescência a Taça de Portugal de Maratonas Sport Zone e a Taça de Portugal de Downhill Vodafone.

Depois de Samuel Caldeira (Carmim-Prio-Tavira) ter conquistado, na Póvoa de Varzim, a primeira corrida da Taça de Portugal Liberty Seguros, a luta pelo troféu vai continuar, no próximo domingo, com o quarto Memorial Bruno Neves, uma prova de 128,3 quilómetros que terá partida, às 14h00, na Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, e chegada, perto das 17h00, em Nogueira do Cravo, terra do malogrado ciclista homenageado por esta competição.

Na véspera, o pelotão de elite e sub-23 já estará no mesmo concelho, tendo pela frente os 115 quilómetros do 2.º Troféu Concelhio de Oliveira de Azeméis, que irá ligar César à sede do município oliveirense. A partida vai ser dada às 14h00, prevendo-se o final para cerca das 16h30.

No BTT, estará em destaque a Maratona de Mêda, terceira corrida pontuável para a Taça de Portugal de Maratonas (XCM) Sport Zone. Depois de, em 2011, aquela localidade ter acolhido o Campeonato Nacional desta disciplina, integra em 2012 a Taça, oferecendo aos participantes um selectivo mas bonito percurso de 85 quilómetros. A partida está marcada para as 9h30 de domingo.

A pista da Padela, Mujães, Viana do Castelo, foi a escolhida para a quarta etapa da Taça de Portugal de Downhill (DHI) Vodafone. Na sexta e no sábado, o recinto estará aberto para treinos. A partir das 10h00 de domingo vai desenrolar-se a corrida.

Rio Mouro, Sintra, terá um domingo preenchido de ciclismo. De manhã, a partir das 10h00, realiza-se o Encontro Inter-Regional de Escolas na vertente de BTT. A partir das 14h30 corre-se a segunda prova do Troféu Sintra BTT.

Os calendários regionais de estrada e de BTT também estão bem nutridos de eventos nos próximos dias. Na freguesia de Pousada de Saramagos, Famalicão, corre-se, a partir das 14h00 de domingo, o Troféu Carlos Carvalho, que homenageia aquele antigo corredor.

Esta prova de estrada é aberta a todas as categorias, desde os benjamins até aos juniores. Ainda na estrada, mas na Madeira, está agendado para as 10h00 de domingo o Circuito do Funchal, que integra o GP Azinhaga Tecofix.

Nos Açores é o BTT que vai estar em alta. No domingo vai ali correr-se a quinta prova de XCO da III Taça Totalbike. A competição, marcada para as Fontinhas, terá início às 9h45.

Em Amarante também vão respirar-se os ares da montanha, pois domingo foi o dia escolhido para a sétima edição das Rotas do Marão, prova aberta de BTT que oferece três percursos à escolha dos participantes, 80, 40 e 15 quilómetros. O arranque será dado às 9h00.

 

Os passeios de estrado são outro tipo de realizações com espaço na agenda de sábado e de domingo. No primeiro destes dias realiza-se, em Santa Maria da Feira, o passeio Ciclismo Para Todos Apoio Ciclounidos de Pigeiros, com uma extensão de 60 quilómetros e partida, no largo da Feira, às 15h00.

No domingo, às 14h45, arranca o Troféu Concelhio de Oliveira de Azeméis/GEDAZ. São 50 quilómetros de pedaladas, a partir das 14h45.

O sexto Passeio de Cicloturismo Coobital está agendado para domingo, começando às 9h00, e tendo partida e chegada, depois de percorridos 71 quilómetros, na sede da Coobital, Faro.

 

 

Comentários

pub