Padres do Algarve querem mais diáconos permanentes

Os padres da Diocese do Algarve estão disponíveis para se sujeitarem à experimentação de uma nova organização e distribuição dos […]

Os padres da Diocese do Algarve estão disponíveis para se sujeitarem à experimentação de uma nova organização e distribuição dos sacerdotes, nomeadamente nos centros urbanos, e desejam mais diáconos permanentes.

As conclusões foram apresentadas esta segunda feira ao bispo, D. Manuel Quintas, durante a reunião do órgão representativo dos padres diocesanos realizada em Faro, refere um comunicado publicado no site da diocese algarvia.

Os membros do Conselho Presbiteral “reportaram a reflexão feita nas Vigararias [regiões da diocese] sobre os reajustamentos pastorais e a disponibilidade pessoal para tal, relevando-se uma sensibilidade generalizada para o ensaio de algumas propostas, privilegiando os centros urbanos”, indica a nota divulgada na quinta-feira.

“Refletiu-se sobre a possibilidade da ordenação de mais diáconos permanentes e foi consensual que os párocos, que assim o entendam, poderão expor à Vigararia uma proposta de ‘candidato(s) a candidato(s)'”, a apresentar posteriormente ao bispo, aponta o documento.

A assembleia ficou a conhecer a estratégia da diocese até 2017, subordinada ao lema “Ide e anunciai o Evangelho”, e o programa pastoral para 2012/13, centrado no tema “Chamados à Fé – Tende confiança”, no âmbito do Ano da Fé, que decorre de 11 de outubro a 24 de novembro de 2013.

Os conselheiros foram informados e consultados sobre a situação da Rádio Costa d’Oiro e da Tipografia União, pertencentes à diocese.

comunicado revela que o Conselho Presbiteral vai estudar numa próxima sessão os resultados do inquérito promovido pela Conferência Episcopal sobre a realidade da Igreja em Portugal e informa que o Dia do Clero Diocesano se realiza a 11 de junho, em Silves.

O diácono, palavra de origem grega que pode traduzir-se por servidor, é especialmente destinado na Igreja Católica às atividades caritativas, a anunciar a Bíblia e a exercer funções litúrgicas, como assistir o bispo e o padre nas missas, administrar o Baptismo, presidir a casamentos e exéquias, entre outras funções.

O diaconado exercido por candidatos ao sacerdócio só é concedido a homens solteiros, enquanto que os diáconos permanentes, também do sexo masculino, podem ser casados e devem ter mais de 35 anos.

Comentários

pub