Os visitantes da Semana Académica são cada vez mais novos

Vieram em grande número, têm baixa estatura e são bem jovens. Cerca de 120 crianças de instituições de Faro visitaram […]

Vieram em grande número, têm baixa estatura e são bem jovens. Cerca de 120 crianças de instituições de Faro visitaram esta tarde o «País das Maravilhas», ficaram a conhecer o recinto, os diferentes espaços que o fazem funcionar e ainda tiveram tempo para se divertir, na reedição do Faro Júnior.

Hoje, quinta-feira, será a vez dos mais experientes se divertirem no recinto da Semana Académica do Algarve com música e jogos, no Faro Sénior. A iniciativa decorre entre as 15 e as 18 horas.

A Associação Académica da Universidade do Algarve reeditou o Faro Sénior e Júnior e voltou a levar ao «País das Maravilhas» aqueles que, pela sua faixa etária, não são o visitante típico da festa dos universitários algarvios.

Ontem, crianças de várias idades, vindas de escolas e instituições do concelho deram uma cor bem diferente ao recinto e não deixaram indiferentes os que preparavam as barraquinhas de curso para mais uma noite de Semana Académica.

O entusiasmo era partilhado pelos pequenos visitantes, que não disfarçavam a curiosidade nem o espanto. «Isto tem muitas coisas», comentava um menino do pré-escolar com o seu colega.

E foi exatamente para ver todas as coisas que há numa Semana Académica que os juniores de Faro foram convidados a passar no recinto. Separados em diversos grupos, visitaram a régie de som, os bastidores e, claro, o palco, o ponto alto da visita, onde nem faltou um teste aos microfones.

Além desta parte mais didática, houve uma forte componente lúdica. Elementos da equipa de Rugby da UAlg deram a conhecer a modalidade e puseram os mais pequenos a correr e a sorrir. Também houve a oportunidade de jogar muitos outros jogos e, claro, de lanchar.

Uma das instituições convidadas a estar presente foi a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC). Para a terapeuta da instituição Isabel Ponte, que acompanhou a comitiva da APPC que esteve no «País das Maravilhas», para muitas das crianças «esta é uma oportunidade única de ter este tipo de vivência».

Uma «medida muito positiva», cujos resultados eram bem visíveis no entusiasmo e alegria das crianças que participaram. «Acho que o ponto alto é o subir ao palco. Verem de lá de cima e terem essa perspetiva é ótimo para eles», considerou.

Comentários

pub