Os produtos da nossa terra à mesa da Teia D’Ideias

«Os produtos da nossa terra» são os principais ingredientes de mais uma tertúlia Teia D’Ideias, que decorrerá na Casa Manuel […]

«Os produtos da nossa terra» são os principais ingredientes de mais uma tertúlia Teia D’Ideias, que decorrerá na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, pelas 21h00 horas do dia 9 de maio.

A tertúlia “Produtos da nossa Terra – Uma riqueza sócio-económica” contará com a presença no painel de discussão de Ludovina Rodrigues Galego (professora do Curso de Engenharia Alimentar na Universidade do Algarve), Carlos Gracias (Comissão Vitivinícola do Algarve), Nuno Gonçalves (Quinta dos Avós – Algoz), João Ministro (Projeto Querença), Carla Vieira (Historiadora e Investigadora), José Paulo Duarte Nunes (Confraria do Medronho – “Os Monchiqueiros”) e Cremilde Paias Andrez (Doceira Algarvia).

A Teia D’Impulsos será representada no painel por Ana Bernardino Vieira, enquanto a moderação do debate de ideias estará mais uma vez a cargo de Nuno Silva.

Além dos participantes no painel de discussão, este debate de ideias será ainda enriquecido pela presença de vários produtores de produtos regionais do Algarve  para promover e dar a provar os seus produtos, onde estarão presentes, entre outros, o vinho do algarve, os licores regionais, o medronho, os enchidos de Monchique, os doces regionais ou a batata doce de Aljezur.

O encontro estará aberto a todos os interessados, que poderão assistir ao vivo e participar ativamente no debate. Será ainda possível seguir as principais incidências da tertúlia através da página de Facebook da Teia D’Impulsos. A pausa para café deste VIII episódio contará com o apoio do Bolos e Vitaminas e da Delta. Haverá ainda o contributo da Associação Barman do Barlavento Algarve, conduzida por Francisco Guerreiro, que irá deleitar os presentes com surpreendentes misturas dos produtos da nossa terra.

O ciclo de tertúlias é promovido pela Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão, a Rádio Costa D’Oiro e a ETIC Algarve.

«Desde os tempos primordiais da civilização que a terra é a principal fonte de subsistência humana. Para além de satisfazer as necessidades básicas para a sua sobrevivência, a terra é também uma fonte de cultura e identidade. Os povos dão-se a conhecer por aquilo que colhem e produzem», explica a associação.

«Além do Sol e do Mar, o Algarve tem também nos produtos da sua Terra uma verdadeira riqueza social e económica. Os figos e frutos secos do barrocal, a laranja de Silves, a batata-doce de Aljezur, o medronho e o mel da serra algarvia, são apenas algumas das dádivas com que esta terra nos presenteia. É impossível descobrir o Algarve sem cheirar, saborear e degustar os seus produtos regionais, que são muitas vezes relegados para segundo plano no turismo de massas que por aqui é promovido».

Por tudo isso, a Teia D’Impulsos «lançou-se ao desafio de mergulhar nos produtos da nossa Terra, num pequeno contributo para demonstrar a enorme riqueza social e económica que estes podem representar no nosso presente e no futuro dos vindouros».

Como habitual, o debate será registado em formato áudio, sendo depois transmitido, em diferido, pela Rádio Costa D’Oiro no programa “Impulso”, nas suas edições de 10 e 17 de maio, entre as 20 e as 22h00.

Encontra-se já agendado o IX episódio da Teia d’Ideias, que vai decorrer no dia 6 de junho e será subordinado ao tema “O Mar – Oportunidade de negócio”.

Mais informações acerca desta e outras iniciativas da Associação Teia D’Impulsos em www.teiadimpulsos.pt ou através do e-mail [email protected].

Comentários

pub