Orquestra do Algarve despede-se dos Concertos Promenade em Faro e Lagoa

O Ciclo de Concertos Promenade 2012 chega ao fim no próximo domingo, dia 20 de maio, com um concerto a […]

O Ciclo de Concertos Promenade 2012 chega ao fim no próximo domingo, dia 20 de maio, com um concerto a decorrer no Teatro das Figuras, em Faro, pelas 12h00, e posteriormente, no Auditório Municipal de Lagoa, às 16h30.

Com direção musical de Pedro Neves, o último concerto é dedicado ao “tutti” orquestral, isto é, à orquestra completa. O reportório estará centrado em duas obras: O Veado Florido – Conto narrado para crianças sobre a história de António Torrado – a quarta obra do género que o compositor Sérgio Azevedo escreve para narrador e orquestra.

Segundo o próprio “uma história simples, que mais não é do que uma parábola sobre a liberdade (e o que acontece quando dela nos privam)”. Por fim, Pedro e o Lobo de Prokofiev, uma história que envolve animais, cada um personificado por um instrumento diferente da orquestra. A história é contada por um narrador, por Pedro, pelo avô, e pelos animais da floresta, incluindo o Lobo mau russo.

Sob o mote “Famílias em Concerto”, o Ciclo de Concertos Promenade 2012 percorreu, através de cinco programas, as várias famílias instrumentais: cordas, madeiras, metais, percussão e, por fim, a orquestra completa.

Como em anos anteriores, será realizada a final do passatempo com o sorteio dos prémios. Em Faro, o prémio consiste num “Pacote Formação Musical” (oferta da inscrição + três mensalidades de aulas de um instrumento à escolha – guitarra, baixo, bateria e piano), com o apoio da loja Live Music (Instrumentos Musicais, Som e Live Stage). Em Lagoa, o prémio consiste numa inscrição no Conservatório de Música de Lagoa, com o apoio da autarquia local.

Com narração e apresentação de Susana Paixão, o Ciclo de Concertos Promenade é uma iniciativa da Orquestra do Algarve, com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos e o apoio do Teatro Municipal de Faro e da Câmara Municipal de Lagoa.

Comentários

pub