Mia Couto e Eduardo Agualusa lançam novos romances na Biblioteca Municipal de Portimão

A partir das 18h00 de 10 de maio, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes contará com a presença dos consagrados […]

A partir das 18h00 de 10 de maio, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes contará com a presença dos consagrados autores lusófonos Mia Couto e José Eduardo Agualusa, que lançarão em Portimão as suas mais recentes obras, respetivamente, “A Confissão da Leoa” e “Teoria Geral do Esquecimento”.

Em “A Confissão da Leoa”, com selo da Editorial Caminho, o escritor moçambicano Mia Couto aborda um acontecimento real – as sucessivas mortes de pessoas provocadas por ataques de leões numa remota região do norte do seu país – e a partir daí tece uma surpreendente obra que fala de leões e caçadas, mas também de homens e mulheres vivendo em condições extremas.

Como afirma um dos personagens, “aqui não há polícia, não há governo, e mesmo Deus só há às vezes”, pelo que o livro vai expondo diante do leitor como a guerra, a fome, a superstição, podem transformar os homens em animais selvagens, através da versão de Mariamar, habitante da aldeia de Kulumani, e do diário de Gustavo Baleiro, o caçador contratado para matar os leões, e que são os dois narradores desta história.

Quanto ao escritor angolano Agualusa, situa “Teoria Geral do Esquecimento” em Luanda na véspera da independência, ocorrida em 1975: uma portuguesa, aterrorizada com a evolução dos acontecimentos, ergue uma parede separando o seu apartamento do restante edifício – do resto do mundo.

Durante quase trinta anos sobreviverá a custo, como uma náufraga numa ilha deserta, vendo em redor Luanda crescer, exultar, sofrer, o que torna este romance, editado pela Dom Quixote, uma reflexão sobre o medo do outro, sobre o absurdo do racismo e da xenofobia, sobre o amor e a redenção.

Na ocasião, os dois autores trocarão impressões com o público sobre estas obras e a sua carreira literária, antes de participarem em sessões de autógrafos.

Comentários

pub