Lagos promove Dia Internacional dos Museus com atividades para todos os públicos

A Câmara de Lagos alia-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus com atividades, nos dias 18 e 19, vão […]

A Câmara de Lagos alia-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus com atividades, nos dias 18 e 19, vão desde uma noite no Museu, a visitas guiadas, jogos didáticos, até às entradas gratuitas nos equipamentos museológicos.

Para as Escolas, a equipa do Museu Municipal inicia este ano o projeto «O Museu vai à Escola», com a primeira ação a realizar-se na Escola Básica do 1.º Ciclo n.º 1 de Lagos, conhecida como Escola do Bairro Operário.

Na Sala Polivalente da Escola, dia 18 de maio, alguns técnicos do Serviço Educativo do Museu Municipal estarão presentes todo o dia interagindo com as crianças do 1.º ao 4.º ano através dos múltiplos jogos didáticos de que o museu dispõe, segundo o lema «aprender a brincar».

Como todos os anos acontece, também no dia 18 de maio, os equipamentos museológicos estarão abertos gratuitamente ao público e, nesse mesmo dia, haverá duas sessões de visitas guiadas gratuitas, mediante inscrição prévia, ao Museu Municipal Dr. José Formosinho e Igreja de Santo António.

Na «Noite dos Museus», que terá lugar no dia seguinte (Sábado), o público pode ter uma perspetiva noturna do Museu Municipal Dr. José Formosinho e da Igreja de Santo António, que abre as suas portas, gratuitamente, entre as 21 e as 24 horas.

À margem desta programação, terá lugar ainda no dia 18, um concerto, no Centro Cultural de Lagos, com a jovem fadista Cuca Roseta, uma das mais prestigiadas vozes da nova geração do fado.

Este ano, o tema proposto pelo Comité Consultivo do ICOM [Conselho Internacional de Museus] é «Museus num mundo em mudança: novos desafios, novas inspirações». Para o Dia Internacional dos Museus, a autarquia preparou um programa especial de atividades destinado a todos os públicos.

Este ano, a Câmara Municipal de Lagos alia às comemorações desta data um programa diversificado, para vários públicos, com o objetivo de estabelecer um novo olhar sobre o património da cidade, questionando os conceitos estáticos tradicionais de museu e património, que com o passar do tempo se tornaram obsoletos.

 

PROGRAMA:

Dia 18

Dia Aberto nos Museus | 10h00 às 18h00

Locais: Museu Municipal e Igreja de Santo António / Forte Ponta da Bandeira / Mercado dos Escravos

Entrada gratuita a todos os visitantes.

 

Visitas guiadas ao Museu Municipal Dr. José Formosinho e Igreja de Santo António | 10h30 e 14h30

1.ª sessão: das 10h30 às 11h30 | 2.ª sessão: das 14h30 às 15h30

Visitas gratuitas acompanhadas por monitores do museu, limitadas a um número máximo de 40 pessoas por sessão, e mediante inscrição prévia.

Inscrições: Museu Municipal Dr. José Formosinho através do email [email protected] ou do telefone 282762301

 

O Museu Vai à Escola

Local: Sala Polivalente da Escola EB1 n.º 1, durante todo o dia

 

Três Técnicos do Serviço Educativo do Museu Municipal disponibilizarão aos alunos da escola os jogos didáticos que ajudam a conhecer melhor o Museu e a Igreja de Santo António.

Destinatários: Turmas dos 1.º ao 4.º ano da Escola do Bairro Operário

 

♦ Dia 19

Noite dos Museus | 21h00 às 24h00

Local: Museu Municipal Dr. José Formosinho

Abertura noturna e gratuita do Museu Municipal, com vista a atrair públicos diferentes. Mais informações: [email protected]

Comentários

pub