Lagos distinguido com o galardão QualityCoast Gold Award

Júlio Barroso, presidente da Câmara de Lagos, participou no Encontro Internacional QualityCoast, que decorreu em Torres Vedras, onde o município […]

Júlio Barroso, presidente da Câmara de Lagos, participou no Encontro Internacional QualityCoast, que decorreu em Torres Vedras, onde o município algarvio recebeu o QualityCoast Gold Award – com uma pontuação que o coloca nos 10 primeiros destinos de férias da lista – galardão que distingue os locais turísticos que melhor valorizam a sua qualidade ambiental, o seu património cultural e a sua identidade local.

Além de figurar no QualityCoast Top 100 dos destinos europeus de férias, o município de Lagos obteve uma pontuação de 7,93 que o coloca nos primeiros dez lugares da lista, afirmando-se como o destino de férias português mais sustentável da Europa em termos continentais e o segundo a nível nacional, apenas atrás do arquipélago dos Açores.

O Encontro Internacional QualityCoast, organizado pela EUCC – Coastal & Marine Union, decorreu nos passados dias 18 e 19, em Torres Vedras, e contou com a presença de cerca de 50 participantes, de dez nacionalidades distintas, que se reuniram com o objetivo de debater políticas de desenvolvimento sustentável, associadas a destinos turísticos de qualidade.

Durante a cerimónia foram apresentadas as políticas que orientam a atribuição deste galardão e dados a conhecer os novos destinos europeus que vão hastear, este ano, a Bandeira QualityCoast.

A apresentação e caracterização dos mesmos foram feitas pelos representantes de cada município ou região galardoada: Açores (Portugal), Ierapetra (Grécia), Gozo & Comino (Malta), Migliarino San Rossore (Itália), Fuerteventura (Espanha), Samothraki (Grécia), Koksijde (Bélgica), Lagos (Portugal) e Alonissos (Grécia).

Os participantes discutiram, igualmente, aspetos ligados à promoção dos destinos QualityCoast, ao nível do turismo sustentável, terminando os trabalhos com a realização de um workshop ligado à temática ambiental.

Recorde-se que em 2011, o município foi distinguido com o “QualityCoast BasiQ Bronze Award”, um prémio que certificou Lagos como um destino turístico atrativo para os visitantes que valorizam a qualidade ambiental, o património cultural e a identidade local. Este galardão é atribuído por um júri independente, nomeado pela Coastal & Marine Union – EUCC, associação que conta com mais de 2700 membros oriundos de 40 países e reúne especialistas das várias áreas científicas que contribuem para o planeamento e sustentabilidade das zonas litorais (www.qualitycoast.net).

Além de Lagos, foram incluídos no “QualityCoast 2011 – Southern European Top 50” outros cinco destinos de férias nacionais: os Açores e Torres Vedras (que receberam o Gold Award 2011), Madeira, Sintra e Tavira (Santa Luzia).

 

 

 

 

Comentários

pub