Instituto de Meteorologia disponibiliza mais produtos para o setor agrícola

O Instituto de Meteorologia tem vindo a disponibilizar ao público novos produtos na área da agrometeorologia, desenvolvidos em colaboração com […]

O Instituto de Meteorologia tem vindo a disponibilizar ao público novos produtos na área da agrometeorologia, desenvolvidos em colaboração com o Instituto Superior de Agronomia (professor Francisco Abreu).

O Boletim Meteorológico para Agricultura foi totalmente renovado em janeiro de 2011, e na área de agrometeorologia do Portal do IM, começou a ser disponibilizada, desde abril de 2011, cartografia diária e mensal de vários elementos agrometeorológicos (temperatura do ar e do solo, precipitação, humidade relativa do ar, evapotranspiração de referência, radiação solar global) relevantes para as atividades agrícolas, assim como produtos específicos para os setores da fruticultura e da viticultura.

Com o objetivo de contínua melhoria e na procura de servir as atividades do setor agrícola, o IM disponibilizou recentemente mais produtos no seu Portal de Internet. Estes são essencialmente vocacionados para a viticultura, sendo de destacar os mapas de índices de potencial climático para a vinha (Winkler, Huglin, etc.), e a cartografia diária da evapotranspiração, essencial para avaliação das necessidades de água para esta cultura.

Para além disto, e procurando também disponibilizar informação relevante para outras culturas, implementou-se ainda a cartografia diária das horas de frio acumuladas para fruteiras em todo o território de Portugal Continental, tomando como referência a pêra rocha.

Estão ainda disponíveis, desde 2009 mediante pedido, outros produtos agrometeorológicos, como por exemplo, as durações térmicas com datas flexíveis para as castas de referência da vinha e as horas de frio acumuladas (TB 7ºC).

O IM dispõe ainda de um sistema de previsão de geada negra em fase experimental.

Comentários

pub