Idoso holandês de 72 anos sequestrado e sujeito a maus tratos foi libertado pela GNR

Um idoso holandês de 72 anos, que estava sequestrado e atado à cama numa casa na Vista Real (Castro Marim), […]

Um idoso holandês de 72 anos, que estava sequestrado e atado à cama numa casa na Vista Real (Castro Marim), foi libertado pela GNR, em ação concertada com o Ministério Público de Vila Real de Santo António.

Da operação resultou a detenção em flagrante, por suspeitas de sequestro, de uma alemã de 63 anos e um italiano de 55, que já foram presentes a tribunal.

A GNR, depois de surgirem suspeitas sobre a situação, deslocou-se à casa, cujas janelas eram todas vedadas com grades. Ao chamar pelo idoso holandês, os militares ouviram apenas um gemido, conseguindo, através de uma janela, ver um idoso atado a uma cama.

Já com a presença do MP no local, a dona da casa permitiu a entrada, onde os militares da GNR confirmaram as suas suspeitas: «atado à cama, estava o cidadão holandês, muito debilitado, conseguindo, no entanto, esclarecer que só comia uma vez ao dia e que só lhe davam água três vezes ao dia».

O idoso, com 1,85 m, pesava cerca de 100 quilos há pouco mais de um ano, segundo relatos de pessoas que o conheciam, mas, quando foi descoberto pelas autoridades, aparentava menos de 50 quilos de peso.

Pelo que as autoridades conseguiram já apurar, o holandês não tem familiares em Portugal, e seria mantido sequestrado há mais de um ano pela alemã e pelo italiano, para que estes pudessem aproveitar-se do seu património, constituído por alguns imóveis, a reforma e contas bancárias com algumas dezenas de milhares de euros.

Liberto deste pesadelo, o idoso encontra-se hospitalizado e está a recuperar, garante a GNR.

Comentários

pub