Guia «Por ti à mão» dá a conhecer o turismo, a gastronomia e a cultura de Portimão

«Por ti à mão» é o nome de um novo guia turístico, gastronómico e cultural, sonhado por uma cidadã portimonense, […]

«Por ti à mão» é o nome de um novo guia turístico, gastronómico e cultural, sonhado por uma cidadã portimonense, Sara Ramos, e que agora se torna realidade com as parcerias estratégicas da etic_algarve –  Escola Técnica de Imagem e Comunicação e da Teia D´Implusos – Associação Social, Cultural e Desportiva, na organização e produção deste guia.

Será lançado no dia 7 de junho, às 18 horas no Hotel Oriental na Praia da Rocha.

Esta primeira edição do guia «Por ti à mão» terá uma tiragem de 50 000 unidades, a distribuir por todos os estabelecimentos aderentes, porto de cruzeiros, estação de comboios, posto de turismo e demais locais definidos pela organização.

A ideia surgiu pela inexistência nesta cidade de cariz turístico de um roteiro que desse a conhecer alguns locais de visita obrigatória, nas palavras de Sara Ramos, mentora deste projeto. «Com este roteiro desejamos que quem nos visita se apaixone tanto como nós por esta terra que tem tanto para oferecer».

«O guia “Por ti à mão” inaugura um percurso, uma viagem pela cidade. Propõe um olhar sensível e atento sobre espaços, paragens obrigatórias para todos os que aqui chegam e estão de passagem, mas também para os que cá habitam», explicam os responsáveis pela edição.

No interior de toda a riqueza que se descobre em Portimão, o guia ruma ao coração da sua cultura. Em todos os destinos marcados no roteiro surgem impressas as marcas da História e de estórias, da arte à arquitetura e do comércio ao artesanato. Todos conferem à cidade o seu carácter único, reunindo ainda os espaços onde esta acolhe eventos culturais de todo o mundo.

O guia «Por ti à mão» apresenta ainda um conjunto de estabelecimentos comerciais que têm resistido ao tempo, a que chamaram “Rota do Passado”.

A sinergia criada entre os organizadores e todos os parceiros que acreditaram no projeto é apresentada como «o maior sucesso deste documento, sendo que estão representados vários estabelecimentos de excelência de Portimão, Praia da Rocha, Alvor e Ferragudo, referentes a várias atividades económicas (restauração e bebidas, hotelaria, lazer e desporto)».

A conceção gráfica do guia esteve a cargo de Cristina Viana, aluna do curso de Design de Comunicação e Multimedia da etic_algarve.

A etic_algarve – Escola Técnica de Imagem e Comunicação, «com um espírito pioneiro, apostou desde sempre na formação técnica nas áreas do audiovisual, de carácter prático, para quem deseja uma entrada rápida no mundo do trabalho. Para nós, o contacto com o mercado começa dentro de “casa”», explica a escola.

Para além das condições proporcionadas, o contacto com o mercado é realizado igualmente através de inúmeros exercícios práticos, onde os alunos têm várias hipóteses de visitar empresas, desenvolver trabalhos para marcas e empresas reais e participar em eventos.

A “Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva” é uma associação sem fins lucrativos que iniciou a sua ação em 2011, em Portimão, com a missão de promover atividades de índole cultural, recreativa, formativa, desportiva, ambiental e de outros campos abertas à comunidade dos concelhos do Algarve, em colaboração com outras entidades locais, visando o desenvolvimento humano, social e cultural das populações em causa.

Comentários

pub