Foi você que pediu uma peça de teatro em sua casa?

O Teatro da Figuras vai levar o teatro à casa das famílias de Faro. Em vez de convidar as famílias […]

O Teatro da Figuras vai levar o teatro à casa das famílias de Faro. Em vez de convidar as famílias a deslocar-se, o convite é mesmo para que as pessoas se inscrevam para receber o teatro nas suas casas.

Anabela Afonso, diretora do Teatro das Figuras, explicou ao Sul Informação que o projeto surgiu a partir do «trabalho de programação em torno do conceito de família e de familiaridade, que é a base da programação deste ano. Colocámos a questão: como é que se leva o teatro às pessoas?».

E foi então que o programador João Carrolo sugeriu «levar a ideia à letra» e «levar o teatro a casa das pessoas». Depois, o TMF desafiou quatro companhias de teatro da cidade – ArQuente, DoisMaisUm, LAMA e te-Atrito – para promover um ciclo de espetáculos que visitam a casa de diferentes famílias farenses.

«Eles aceitaram imediatamente, com entusiasmo», garante Anabela Afonso. E agora os quatro grupos têm andado a pensar como irão apresentar estes seus espetáculos, para mais porque «terá de ser sempre uma estrutura pequena, com um, dois, três atores no máximo». A ideia é que os espetáculos sejam apresentados nas cozinhas, nos quartos ou nas salas das famílias. «Os grupos participantes terão de explorar as questões que os inquietam e que podem ser transportadas para estes espetáculos com características tão próprias».

Depois de escolher os grupos de teatro, é preciso escolher as famílias. E as famílias farenses que queiram acolher o teatro nas suas casas só terão que enviar um texto com o máximo de 1.000 carateres (incluindo espaços) e uma fotografia da Família na sua Casa, até ao dia 18 de maio, para o endereço de e-mail [email protected] com o assunto Escolham a minha Família! Depois é esperar que a sua família seja escolhida.

«A ideia é que as famílias que se candidatam digam o que as motiva a fazê-lo, porque é que acham que a sua família é merecedora de receber esta iniciativa na sua casa».

Para já, Anabela Afonso não faz ideia de quantas famílias se irão candidatar e de quantas serão escolhidas. «Como nunca fizemos nada deste género, não sabemos se isto vai ter pouca adesão ou se, pelo contrário, vai ser uma surpresa nesse aspeto». Mas, a avaliar pela reação nas redes sociais onde o Teatro Municipal de Faro começou agora a divulgar o projeto, poderá haver muita gente a candidatar-se para receber o teatro em sua casa.

A responsável pelo Teatro das Figuras garante que o projeto será para levar a todo o concelho, mesmo ao interior e às ilhas-barreira, desde que haja famílias a candidatar-se.

Quando começará o teatro a ir às casas dos farenses? As datas concretas não estão definidas, mas Anabela Afonso espera que se possa começar em maio, e prosseguir e junho e julho. «Vai depender dos espaços e das peças que estão a ser construídas».

Quando as famílias se candidatarem e forem escolhidas ficará depois ao critério de cada uma saber se convidam os vizinhos, os amigos, a família mais alargada para, em sua casa, assistirem à peça de teatro.

«Em contrapartida, apenas pedimos às pessoas que ofereçam o jantar aos artistas, até para pôr os artistas a conversar com as famílias, aproximando esses dois universos que por vezes estão tão separados», salientou Anabela Afonso.

«A partir dos projetos que o Teatro das Figuras tem vindo a desenvolver junto da comunidade aprendemos que é possível criar fortes relações criativas que emergem do trabalho de proximidade», acrescentou.

Para as famílias de Faro esta será uma experiência nova. Mas para os próprios artistas também será «um desafio e uma experiência nova», que permitirá até «encontrar um novo caminho de trabalho».

Por isso, se vive no concelho de Faro, candidate-se: escreva um texto a explicar por que motivo deve receber em sua casa o espetáculo e tire uma fotografia da sua família no espaço em que pensa receber os artistas. E envie tudo por email para [email protected] com o assunto Escolham a minha Família!

Afinal, não é todos os dias que se pode ter o privilégio de receber o teatro em casa.

Comentários

pub