Faro é o único Hospital EPE do país a pagar aos seus fornecedores a 60 dias

O Hospital Central de Faro é o único Hospital EPE do país a pagar aos seus fornecedores a 60 dias, […]

O Hospital Central de Faro é o único Hospital EPE do país a pagar aos seus fornecedores a 60 dias, atualmente, «sem cortes no fornecimentos a nível dos medicamentos, logo, sem prejuízos para os utentes».

Isto mesmo foi constatado no dia 28 pelos três deputados algarvios do PSD – Mendes Bota, Elsa Cordeiro e Cristóvão Norte -, que visitaram o hospital e reuniram-se com a administração, tratando-se de uma prática que afirmam pretender manter com regularidade até ao final do seu mandato.

Da sua visita, fazem um balanço bastante positivo da gestão da nova administração, na racionalização dos seus recursos, que, na opinião dos deputados, «está no caminho certo na prossecução da melhoria da qualidade de serviços e na defesa de um serviço nacional de saúde de qualidade».

No contexto dos 35 hospitais do Serviço Nacional de Saúde, que reportaram as suas contas à Administração Central do Sistema de Saúde referentes ao passado mês de março, o Hospital Central de Faro obteve um resultado operacional positivo superior a um milhão e trezentos mil euros, números que «certificam o bom desempenho da sua gestão».

No corrente mês de maio, o HCF iniciou a retirada de todas as macas dos corredores, pelo que, pela primeira vez desde há muitos anos, já não há internamento em maca nesses espaços de passagem, estando prevista até ao final de junho próximo a retirada das macas dos corredores do serviço de Urgência, por força do alargamento deste serviço para um novo espaço com 550 metros quadrado, investimento que terá um custo de 450.000 euros e que irá dotar este serviço com 26 macas e nove cadeiras de urgência.

«Durante mais de 20 anos esta situação perdurou, e era um ponto negro que fragilizava a imagem do Hospital Central de Faro e da região do Algarve», salientam os deputados em nota de imprensa.

Um dos problemas apontados pela Administração do hospital tem a ver com a falta de um quadro médico estável, sendo este um dos grandes objetivos futuros.

Recentemente, o HCF contratou 50 enfermeiros e 30 assistentes operacionais, tendo estes concursos tido a aprovação do Ministério da Saúde e das Finanças, mas isso só foi possível após terem sido tomadas medidas de racionalização de horas extraordinárias.

O Hospital de Faro, sendo o maior empregador da região sul do país, «se fizer despesas de forma correta, pode apostar mais nos recursos humanos e contribuir para a oferta de emprego numa região tão afetada pelo flagelo do desemprego».

Esta unidade hospitalar tem uma estrutura com 2.400 funcionários, capacidade para cerca de 500 internamentos, realiza diariamente 500 consultas, sendo que mais de 6.000 pessoas cruzam-se neste espaço por dia, o que revela a importância do Hospital de Faro para a economia regional e local.

Durante a visita dos três deputados algarvios do PSD, foi visível que «a reorganização interna levada a cabo recentemente tem melhorado substancialmente os serviços prestados pelo Hospital de Faro».

No final desta visita, Mendes Bota, Elsa Cordeiro e Cristóvão Norte, saudando as boas normas de gestão ao serviço de um melhor serviço público de saúde para benefício dos algarvios e dos visitantes hoje em vigor no Hospital Central de Faro, afirmam continuar «fiéis ao seu compromisso de pugnar pela construção do novo Hospital Central do Algarve, logo que as condições financeiras do País o permitam».

Comentários

pub