Europeu de Optimist: Jovens velejadores portimonenses em Itália em busca do pódio

Rodrigo Correia e Emanuel Duarte, jovens velejadores do Clube Naval de Portimão (CNP), conseguiram o apuramento para o Europeu de […]

Rodrigo Correia e Emanuel Duarte, jovens velejadores do Clube Naval de Portimão (CNP), conseguiram o apuramento para o Europeu de vela na classe Optimist, a realizar em Lignano Sabbiadoro, Itália, entre 30 de junho e 8 de julho.

O apuramento foi conseguido no início de maio, no Campeonato de Portugal de Juvenis 2012, realizado em Leixões, entre uma frota de mais de uma centena embarcações, representando o universo náutico nacional. Os velejadores do CNP classificaram-se em 6º e 8º lugar respetivamente.

Para além do prestígio em representar as cores nacionais, os jovens velejadores e os seus pais têm ainda a seu cargo todos os custos relacionados com a participação desde as deslocações, alojamento, alimentação e inclusive a própria inscrição na competição. Ao todo cada atleta terá que despender cerca de 1.800 euros para poder representar o seu país.

O Clube Naval de Portimão adianta que, «apesar das dificuldades financeiras que naturalmente atravessa, comparticipará nas despesas dos atletas com o valor das inscrições e desenvolverá um conjunto de iniciativas visando a angariação de fundos para ajudar os dois jovens».

Fundado a 8 de Outubro de 1960, sob a designação de Associação Naval Infante de Sagres, o Clube Naval de Portimão resultou da necessidade social que na época existia relativamente à organização e promoção de desportos náuticos em Portimão.

O CNP tem na sua génese a prática de modalidades desportivas associadas ao mar. Pelo CNP passaram ao longo de 52 anos um alargado número de praticantes de Motonáutica, Canoagem, Vela, Pesca desportiva, Windsurf e Surf. No seu curriculum conta com títulos de campeão nacional por clubes e campeões nacionais e mundiais a nível individual.

O CNP tem a sua sede num edifício icónico da cidade situado sobre o rio que ao longo da história conferiu a Portimão grandeza e prosperidade.

Desde 1986 por despacho governamental, foi-lhe conferida o estatuto de utilidade pública e recebeu da Câmara Municipal de Portimão em 2010 a Medalha de Mérito (grau Ouro).

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

Comentários

pub