Escapada fotográfica da ALFA capta a beleza das praias de Aljezur

Os fotógrafos da ALFA capturaram no fim-de-semana, dias 26 e 27 de maio, a beleza de duas praias finalistas às […]

Os fotógrafos da ALFA capturaram no fim-de-semana, dias 26 e 27 de maio, a beleza de duas praias finalistas às 7 Maravilhas – Praias de Portugal, nomeadamente a praia de Odeceixe e da Arrifana, ambas de Aljezur, e comprovam através das fotos a razão de estarem tão bem classificadas entre as praias nacionais.

No primeiro dia, os fotógrafos visitaram a praia da Arrifana, onde puderam observar o pôr de sol que proporcionou momentos que não escaparam às atentas objetivas. Antes foram visitadas as praias da Amoreira e do Monte Clérigo.

Já no segundo dia da escapada, os participantes deslocaram-se a Odeceixe, onde está outra das praias candidatas às 7 Maravilhas, e puderam observar a beleza da paisagem, onde o mar atinge os areais e embate nas rochas que a cercam.

Protegida por altas arribas xistosas, esta praia forma uma espécie de pequena baía, conhecida por conter uma praia fluvial e permitir assim banhos de mar e de rio.

Mas a visita a Odeceixe não se esgotou com a visita à praia, pois o grupo teve oportunidade de ir às compras ao Mercadinho, uma iniciativa que a Junta de Freguesia está a dinamizar, envolvendo duas dezenas de produtores biológicos locais,  aos domingos,  no centro da povoação ..

O passeio teve início na Câmara Municipal de Aljezur, onde os 16 fotógrafos foram recebidos pelo vereador da Cultura António Carvalho, que explicou as razões destas praias estarem tão bem classificadas e realçou a beleza e excelência do património ambiental de Aljezur.

Desta forma, as máquinas fotográficas foram também explorar as ruas daquela vila, através de um percurso que as levou a diversos locais, como o antigo Castelo, o Centro Histórico e o Museu Municipal.

Este percurso foi acompanhado pelo vice-presidente da Associação de Defesa do Património Histórico de Aljezur (ADPHA) José Marreiros, que explicou aos fotógrafos diversos assuntos históricos que envolvem aquela vila, entre outras questões.

A escapada ao coração da Costa Vicentina terminou com visitas à Bordeira, Carrapateira – Circuito do Pontal e finalmente a Praia do Amado.

Decorrente da avaliação do passeio, a ALFA elegeu em antecipação e recomenda aos seus sócios a votação na praia de Odeceixe, em Aljezur, como a primeira escolha para as 7 Maravilhas de Portugal www.7maravilhas.sapo.pt.

A anterior atividade realizada foi uma exposição sobre a Ria Formosa, que esteve até domingo na FNAC da Guia, no Algarve Shopping, e estará patente em Junho  no Paparazzi  em Faro.    A próxima será um workshop de formação inicial em fotografia, agendado para a Galeria ARCO, nos dias 23  e 24 de junho.

Mais informações: www.alfa.pt

 

Fotos de: Luís Costa e Raul Coelho

Comentários

pub