Custódio Moreno quer PS/Olhão mais próximo dos militantes e da sociedade

Custódio Moreno quer dar uma maior dinâmica ao Partido Socialista em Olhão e dar mais voz aos militantes socialistas daquele […]

Custódio Moreno quer dar uma maior dinâmica ao Partido Socialista em Olhão e dar mais voz aos militantes socialistas daquele concelho.

O atual presidente da Junta de Freguesia do Pechão vai disputar o cargo de presidente do PS/Olhão com António Miguel Pina, no próximo sábado, e quer mudar a forma como o PS se relaciona com os seus militantes, os cidadão olhanenses e as forças vivas do concelho.

Sem se assumir como candidato à Câmara de Olhão «neste momento», Custódio Moreno não deixa de parte essa hipótese. Mas garante que irá deixar a decisão na mão dos militantes, seguindo as recomendações do PS a nível nacional.

«Quero que fique bem claro que este projeto não é contra ninguém. Tem os objetivos de construir e ajudar a fazer…é um confronto de ideias», começou por avisar Custódio Moreno. Mas, ainda assim, não deixou de deixar críticas ao modo como a concelhia tem vindo a ser liderada pelo o seu adversário nas eleições do dia 2 de junho.

«Nos últimos anos temos vindo a verificar que o nosso PS/Olhão, acomodado a ganhar, adormeceu. Tem estado distante da realidade, fechou-se numa redoma. E isso preocupa-nos bastante», considerou.

Numa conversa com o Sul Informação, Custódio Moreno defendeu que a cúpula do PS/Olhão não tem vindo a chamar ao processo de decisão os militantes. Nos últimos anos, defendeu, os militantes têm sido confrontados com decisões e apenas lhe tem sido pedido que as validem. Um exemplo que deu foi a «falta de reuniões e de convenções autárquicas».

«A última[convenção que houve foi em março, porque nós viemos colocar um dedo na ferida, avisando que o nosso partido não reflete, não ouve e não tem uma visão estratégica. O que é importante deixar aqui bem claro é o seguinte: o projeto político é o mais importante e não o projeto pessoal», afirmou.

«O nosso projeto é tão simples quanto isto: abrir o PS à sociedade civil», resumiu Custódio Moreno. Numa altura em que «se diz que as pessoas têm medo dos partidos e não lhes ligam», o candidato considera que mais grave que isso «é os partidos também terem medo das pessoas, fechando-se naquele pequeno circulo de amigo».

«Temos um projeto que aposta na formação dos quadros dirigentes, dos jovens autarcas e dos nossos militantes de base. Também queremos apostar na abertura à sociedade e num diálogo permanente com todas as entidades económicas, desportivas, culturais e sociais. Nós sabemos o que queremos para Olhão, mas não devemos ter medo de ouvir as pessoas», defendeu.

«Nós acreditamos numa militância ativa, de cidadania. Ou seja, não se deve apenas fazer política e militância nas vésperas de eleições. E tenho de reconhecer humildemente que é isso que o meu partido tem feito em Olhão», disse.

O candidato à liderança do PS/Olhão avisou que «hoje as coisas são diferentes e nasceram formações à esquerda que ganharam algum área» no concelho. «E depois, estamos numa fase de transição, com a saída de Francisco Leal [não pode recandidatar-se a presidente da autarquia]», lembrou.

«Esta candidatura nasce de muitas vontades. Lógico que também da minha, mas não só. Avancei depois de falar ponderadamente com muitos camaradas, amigos e, principalmente, a família, que me incentivaram», contou.

Uma candidatura que aconteceu «naturalmente» e no seguimento de diversos incentivos, cujo lema é «Por Olhão, Vamos Revitalizar o PS». «Se me perguntasse se era candidato há uns tempos, provavelmente não lhe dava a mesma resposta. As coisas são mutáveis», disse. «Sou um homem de desafios», acrescentou. O movimento que levou à apresentação desta candidatura «começou a reunir no ano passado» e «de um momento para o outro o grupo «fez bola de neve e engrossou rapidamente».

A mensagem de Custódio Moreno aos militantes é a de que o seu projeto «tem as pessoas no centro das decisões». «Um PS renovado e combativo não se consegue apenas com a eleição de uma liderança. Só pode surgir do contributo de todos os militantes, simpatizantes e de um processo de abertura à sociedade», acredita.

As eleições para a Comissão Política Concelhia do PS/Olhão vão decorrer no sábado, dia 2, a par de outras concelhias, embora em algumas o ato eleitoral tenha lugar amanhã, sexta-feira, dia 1.

 

Currículo

 

Custódio Moreno é licenciado em Gestão e Administração Escolar e é professor do 1º ciclo. Foi delegado regional do Instituto Português da Juventude (IPJ) entre 1996 e 2003 e dirigente associativo de 1978 a 2004.

Atualmente é o presidente da Junta de Freguesia do Pechão, cargo que ocupa desde 1993. Foi adjunto do presidente da Câmara Municipal de Olhão Francisco Leal, de 2003 a 2006.

Comentários

pub