Cursos socioeducativos em Alcoutim culminam com exposição na Casa dos Condes

Os oito cursos socioeducativos que decorreram no concelho de Alcoutim no ano letivo 2011/2012, foram esta quarta-feira oficialmente encerrados, com […]

Os oito cursos socioeducativos que decorreram no concelho de Alcoutim no ano letivo 2011/2012, foram esta quarta-feira oficialmente encerrados, com uma exposição dos trabalhos na Casa dos Condes.

Os cursos foram promovidos ao abrigo do Contrato Local de Desenvolvimento Social “+ Inclusão”, estabelecido entre o Município de Alcoutim, o Instituto de Segurança Social IP e a Associação Odiana.

Os cerca de 100 formandos envolvidos na iniciativa marcaram ontem presença na Casa dos Condes, cuja galeria agora exibe trabalhos resultantes dos cursos. Nesta mostra podem ver-se diferentes recursos naturais da região transformados com talento e a recuperação de artes tradicionais, como a tecelagem, os arraiolos e os bordados.

O grupo reuniu-se depois para um jantar-convívio no Castelo de Alcoutim, que contou com a presença do executivo da Câmara Municipal. O presidente da autarquia Francisco Amaral garantiu a continuidade dos cursos no próximo ano, sublinhando a importância deste tipo de projetos no reforço da identidade local.

O convívio foi animado por um acordeonista, depois acompanhado por vários formandos. “Artistas de ocasião”, realçava o presidente, “que contribuem também para que Alcoutim seja o concelho do país com menos dívidas. Temos artistas tão bons, ou melhores, do que os outros e que atuam só pelo jantar”.

Comentários

pub