Contagem decrescente para o WTCC em Portimão já começou

A ronda de Portimão do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) vai ter lugar no Autódromo do Algarve, […]

A ronda de Portimão do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) vai ter lugar no Autódromo do Algarve, no próximo fim de semana de 2 e 3 de junho.

Tiago Monteiro é a cabeça de cartaz durante o fim-de-semana. O piloto português, que em 2010 venceu a primeira corrida do WTCC no AIA quando o Campeonato visitou pela primeira vez o traçado, vai contar com o apoio do público para voltar a repetir o feito.

Em pista para além das máquinas do WTCC vão estar também a Taça de Portugal de Circuitos, o Campeonato de Portugal de Clássicos e Clássicos 1300, o Auto GP e o Troféu Maserati.

Será um fim-de-semana a não perder, sobretudo se tiver em conta que na compra de bilhetes para o WTCC ganha automaticamente bilhetes gratuitos para o FIA GT1 Championship Campeonato do Mundo de Superbikes.

 

WTCC:

 

O Campeonato do Mundo de Carros de Turismo é uma referência a nível mundial, não só pela qualidade dos pilotos inscritos, mas pelas constantes lutas e espetáculo que dá para o público.

A época de 2012, e à semelhança do que aconteceu o ano passado, viu o trio da Chevrolet, Yvan Muller, Rob Huff e Alain Menu, ser o principal protagonista do Campeonato, com uma máquina extremamente bem preparada e evoluída para as pistas onde o WTCC passa.

Mas não se pense que têm tarefa facilitada, pois a experiência de outros pilotos não lhes têm dado tréguas, como é o caso de Tom Coronel e Norbert Michelisz, em BMW, ou Gabriele Tarquini e o seu SEAT.

À medida que as corridas vão passando, a hegemonia Chevrolet vai sendo menos notória. No entanto, na frente do Campeonato está o atual campeão Yvan Muller, que venceu 5 das 12 corridas até agora disputadas e subiu por oito vezes ao pódio.

Muller lidera destacado as contas do Campeonato, seguido de perto pelos seus companheiros de equipa Rob Huff e Alain Menu na segunda e terceira posições.

Huff e Menu já subiram ao lugar mais alto do pódio duas vezes cada um, enquanto Gabriele Tarquini, Norbert Micheliz e Stefano D’Aste uma vez.

Em Portimão, ninguém vai querer perder pontos e todos se vão querer destacar nas contas do Campeonato pelo que será interessante perceber quem levará a melhor.

Tiago Monteiro tem sido, em épocas anteriores, presença assídua nos pódios, mas esta temporada o piloto português ainda não teve esse prazer.

Infelizmente Tiago fez a primeira metade da época com o motor de 2011 no seu SEAT Leon, ao contrário dos seus adversários que apresentam propulsores de 2012. Isso, no início não permitiu que conseguisse fazer frente aos seus adversários.

No entanto, em conjunto com a sua equipa, a Sun Red, tem trabalhado afincadamente na evolução do motor e, nas últimas três rondas, intrometeu-se nas lutas dos da frente e protagonizou excelentes corridas.

Em Portimão, espera-se que a SEAT esteja em condições de proporcionar ao piloto português o novo motor, para que Tiago tenha a hipótese de repetir este ano, o feito conseguido em 2010 em Portimão, de subir ao lugar mais alto do pódio. Independentemente do que venha a acontecer, Tiago Monteiro é o único representante português no Campeonato e certamente que tudo fará para brilhar na frente do seu público.

 

Taça de Portugal de Circuitos:

 

No mesmo fim-de-semana, disputa-se no Autódromo do Algarve a Taça de Portugal de Circuitos, numa jornada única que vai definir a dupla vencedora de 2012.

Em pista vão estar alguns dos melhores pilotos nacionais da velocidade: José Pedro Fontes/Miguel Barbosa num Mercedes SLS, César Campaniço/Carlos Vieira no Audi R8 LMS, Patrick Cunha/José Ramos no Lamborghini Gallardo, entre outros.

Depois das primeiras corridas do Nacional do Velocidade, onde as lutas têm sido uma constante, será interessante perceber quem levará para casa a Taça.

Cada vez mais, o Nacional de Velocidade se tem destacado no panorama nacional mas também Ibérico, estando agora referenciado como um dos melhores da atualidade.

Para além das vastas grelhas de partida, as máquinas em pista são cada vez melhores: Mercedes, Audi, Lamborghini, Ferrari, Lotus, etc.

Nesta prova é difícil fazer previsões de quem serão os vencedores. César Campaniço/Carlos Vieira lideram o Campeonato Nacional, mas Patrick Cunha/José Ramos têm mostrado em pista muito garra e vontade de vencer e não vão dar certamente grande margem.

Miguel Barbosa/José Pedro Fontes são os atuais campeões e, pese embora o início de época não os tenha colocado no topo da tabela, o certo é que são sempre fortes candidatos à vitória.

Depois há que referir as outras classes que não à geral: os GT4 que têm tido um papel importante no Campeonato, pois para além de estarem em pista em elevado número dar sempre um bom espetáculo e o mesmo acontece com a GT Cup.

São vários os pontos de interesse num evento que vai ser definido após a realização de duas corridas.

 

Campeonato Nacional de Clássicos e Clássicos 1300:

 

O Campeonato Nacional de Clássicos tem habitualmente grelhas extensas e em pista estão algumas das relíquias do automobilismo nacional.

Mas nem só de carros se fazem as corridas. A dupla de humoristas João Paulo Rodrigues e Pedro Alves, que protagonizaram a Tele Rural na RTP, estão em competição e querem dar luta aos seus adversários.

 

Auto GP:

 

Num fim-de-semana dedicado maioritariamente aos carros de Grande Turismo, o AutoGP coloca em pista monolugares em tudo semelhantes aos F1, num Campeonato que visa promover os jovens pilotos de tudo mundo.

O Auto GP regressa ao Autódromo Internacional do Algarve depois de se ter estreado em Portugal em 2009. Na altura, foi o atual piloto de F1 Pastor Maldonado o grande vencedor.

Portimão marcará a quinta ronda do Campeonato, que passa pela Europa, África, América do Sul e América do Norte.

O Auto GP é o único Campeonato, à parte da F1, que tem provas nos quatro continentes, num total de 14 corridas.

A corrida no Algarve é uma das mais esperadas da época: pilotos e equipas estão ansiosos por competir num dos mais modernos circuitos da Europa.

Será por isso um evento muito interessante por diversas razões: desta competição têm saído grandes talentos que dão agora cartas nos mais variados campeonatos por todo o mundo: Romain Grosjean, piloto de F1 da Lotus Renault, Luca Filippi piloto da Indy Car, Kevin Ceccon piloto de testes da Toro Rosso na F1 entre muitos outros.

Serão 17 carros em pista para duas corridas que se anteveem de adrenalina pura. O líder do Campeonato é Adrian Quaife-Hobbs.

Infelizmente não existe nenhum representante português, mas há que destacar o brasileiro Victor Guerin, que, em simultâneo com a Auto GP, tem vestido as cores da equipa portuguesa da Ocean Racing Technology na GP2 Series.

Os fãs do Auto GP estão ansiosos por saber quem será a próxima estrela a despelotar para a ribalta do automobilismo mundial.

 

Troféu Maserati:

 

O Autódromo Internacional do Algarve acolhe a segunda ronda de 2012 do Troféu Masearti. Este troféu é dedicado a ‘gentleman drivers’ de todo o mundo e este ano tornou-se ainda mais apelativo devido às novas regulamentações técnicas introduzidas.

Na primeira ronda, Riccardo Romagnoli e Giorgio Sernagiotto conseguiram duas vitórias a que juntaram às pole positions.

O Campeonato é composto por 23 equipas de 10 países diferentes: Itália, Espanha, Mónaco, Dinamarca. Alemanha, Bélgica, Hungria, Suíça, Austrália e Marrocos.

Todos os carros inscritos no Troféu são preparados um grupo de técnicos dedicados que garantem os mesmos níveis de performance para todos.

 

Michel Vaillant, da banda desenhada para a pista do AIA:

 

Michel Vaillant, o protagonista de uma série de livros de banda desenhada que foi criada por Jean Graton em 1957, está de regresso. Mas desta vez não apenas aos livros mas às pistas.

Em Portimão, o piloto da Chevrolet Alain Menu vai desempenhar o papel de Michel Vaillant, que nos últimos anos tem sido piloto de F1, mas que agora enfrenta a dureza das provas do WTCC.

O criador deste mítico piloto, Graton, vai estar no AIA a acompanhar o desempenho do seu herói em pista.

 

Programa do fim-de-semana:

 

Para além das atividades em pista, está prevista uma série de outras iniciativas. Na quinta-feira (31 de Maio pelas 16h30), alguns dos pilotos do WTCC – Monteiro, Muller, O’Young, Boardman, D’Aste, Nash e Coronel – vão até ao Zoomarine nadar com os golfinhos.

No sábado (1 de Junho, 16h00) alguns dos pilotos do WTCC vão até ao Kartódromo Internacional do Algarve para uma corrida de karts.

No domingo (2 de Junho) estão programadas Sessões de Autógrafos no paddock.

 

Bilhetes em Promoção:

 

Com o mote “Venha apoiar Tiago Monteiro”, o Autódromo Internacional do Algarve tem em curso uma série de promoções na aquisição de bilhetes, para que ninguém fique em casa e perca esta oportunidade única.

Viver de perto as emoções do WTCC é obrigatório. Assim, na compra de qualquer bilhete para o WTCC ganha de forma imediata um bilhete igual para a corrida do FIA GT1 Championship, em Julho, e para a corrida do Campeonato do Mundo de Superbike, em Setembro.

Mas não só. Quem apresentar na loja do AIA a revista Auto Hoje de 31 de Maio, o bilhete para o WTCC custa apenas 5 euros e leva para casa na mesma o bilhete para o FIA GT1 e Superbike.

 

Na televisão:

 

Quem mesmo assim não puder deslocar-se ao AIA, poderá acompanhar as emoções em pista no Eurosport e na RTP1. Ambos os canais vão transmitir todo o fim-de-semana de provas.

 

Comentários

pub