Ciclismo: Taça de Portugal corre-se em todas as categorias, muitas provas no Algarve

O próximo fim-de-semana será de intensa atividade no ciclismo de estrada, com a disputa de corridas pontuáveis para a Taça […]

O próximo fim-de-semana será de intensa atividade no ciclismo de estrada, com a disputa de corridas pontuáveis para a Taça de Portugal Liberty Seguros de todas as categorias etárias, masculinas e femininas. Além disso, vai correr-se o Campeonato Nacional de Veteranos.

O fim-de-semana competitivo arranca às 17h00 de sexta-feira, com uma espécie de aperitivo velocipédico, o Challenge de Tavira. O pelotão profissional e sub-23 vai agitar o centro da cidade algarvia numa prova de 60 quilómetros a percorrer num circuito urbano de três quilómetros que será cumprido vinte vezes.

No dia seguinte, também no Algarve, estará na estrada a Clássica do Restaurante Alpendre, terceira prova pontuável para a Taça de Portugal Liberty Seguros de Elite e Sub-23. Os ciclistas irão enfrentar 150,5 quilómetros, num percurso bastante seletivo. O tiro de partida será dado às 15h00, aguardando-se a chegada para as pouco depois das 18h30.

Também no sábado e igualmente a partir das 15h00, corre-se, em Manteigadas, Setúbal, a segunda corrida da Taça de Portugal Feminina.

No domingo os cadetes e os juniores vão correr a segunda prova da Taça de Portugal dos respectivos escalões, em Golães, Fafe. Os cadetes competem a partir das 10h00, tendo de cumprir 74 quilómetros, no Prémio da Junta de Freguesia de Golães. Às 14h30 partem os juniores para os 90 quilómetros do Troféu José Martins.

Os primeiros títulos nacionais de estrada vão ser atribuídos neste domingo, em Vila Pouca de Aguiar. O concelho transmontano foi escolhido para a realização do Campeonato Nacional de Veteranos, cujo início está programado para as 12h15.

Os ciclistas com deficiência vão correr no sábado, a partir das 14h30, devendo percorrer 30 quilómetros, com início no antigo Mercado de Anadia e chegada na sede da APPACDM.

O BTT também irá viver um fim-de-semana de atividade intensa, mas a nível regional. A terceira etapa da Taça do Algarve de XCO corre-se no domingo, às 9h00, na encosta do Cerro de Santa Luzia, Loulé.

A terceira ronda da AC Porto Vitalis XCO Cup é outra prova agendada para domingo, disputando-se a partir das 13h30, em S. Pedro de Avioso.

Oliveira do Bairro prepara-se para receber, no domingo, a primeira prova do regional de Maratonas. Trata-se da Maratona Rota da Bairrada/Oliveira do Bairro, que terá início e final junto à Câmara Municipal e que levará os betetistas a correrem ao longo de 70 quilómetros. Este evento será acompanhado por um passeio de 15 quilómetros, com a mesma designação da “prova-mãe”.

No Minho vai realizar-se, no domingo, a 4.ª Maratona BTT de Vila Nova de Famalicão. O tiro de partida vai ouvir-se às 9h30, junto à Escola Secundária Camilo Castelo Branco, e os participantes vão percorrer 80 quilómetros, caso optem pela maratona, ou 40, se preferirem a meia-maratona.

Em Trás-os-Montes, na Ervedosa, disputa-se a Rota do Mineiro, prova de BTT que se divide na maratona de 65 quilómetros e na meia-maratona de 42.

Aliando o passeio e o lazer com o espírito competitivo, realiza-se no sábado o 4.º Passeio/Prova Aberta de Calvos, Guimarães. A partida vai ser dada às 14h30. Os primeiros quilómetros serão percorridos em ritmo de passeio, abrindo-se posteriormente a “roda livre” em que cada um poderá testar o seu estado de forma e medir forças com os restantes participantes.

O 3.º Passeio de Cicloturismo de Algoz, no Algarve, vai decorrer no domingo. Serão 62,8 quilómetros de convívio e lazer sobre duas rodas.

 

Comentários

pub