Cerca de mil escolas a postos para as Mini-Olimpíadas de Matemática

É já esta quarta-feira, dia 23 de Maio, que se realiza a prova única das Mini-Olimpíadas de Matemática em 940 […]

É já esta quarta-feira, dia 23 de Maio, que se realiza a prova única das Mini-Olimpíadas de Matemática em 940 escolas de todo o País. Milhares de alunos dos 3º e 4º anos responderão, desta forma, ao desafio de resolver problemas de matemática de forma criativa, desenvolvendo desde cedo o gosto pela disciplina.

Inseridas nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), as Mini-Olimpíadas comemoram o seu segundo ano de existência com o incremento do número de escolas participantes. O alargamento das OPM a alunos a partir do 3º ano de escolaridade, em 2011, foi um marco importante para esta competição ao potenciar o aumento da competitividade das futuras equipas portuguesas nas provas internacionais.

As OPM são organizadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) e pelo Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra com o objectivo de desenvolver o gosto pela matemática. As OPM foram organizadas pela primeira vez em 1980, apenas nas escolas da região Centro. A procura, no entanto, fez com que a partir de 1983 fossem alargadas a nível nacional.

A iniciativa da SPM conta com o apoio do Ministério da Educação e Ciência, do Ciência Viva, do Banco Espírito Santo, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Pathena e do jornal Público.

Comentários

pub