Ver com se faz no Campeonato das Profissões para escolher uma carreira

Encontrar os que melhor exercem uma profissão, entre aqueles que ainda a estão a aprender, lançando, ao mesmo tempo, sementes […]

Encontrar os que melhor exercem uma profissão, entre aqueles que ainda a estão a aprender, lançando, ao mesmo tempo, sementes para novas vocações são os grandes objetivos do Campeonato Nacional das Profissões, que está a decorrer em Faro até esta quinta-feira. Desde as profissões tradicionais até às que envolvem mais tecnologia, pode encontrar-se um pouco de tudo no Centro de Formação Profissional de Faro, no Areal Gordo, e noutros espaços do concelho que acolhem a competição.

Ao longo destes quatro dias, vão ser apurados os representantes portugueses para o Campeonato Europeu de Profissões, o «Euroskills». Nos espaços onde decorrem as provas, a concentração é elevada e não há margem para enganos, já que o tempo é limitado. Do lado de fora, olhares interessados daqueles que ainda pensam no que irão fazer das suas vidas, a nível profissional.

Esta competição junta alunos de escolas de todo o país, de diferentes ciclos, de empresas e também qualquer pessoa que se queira auto-propor e reúna as condições exigidas. «Estas pessoas desenvolvem uma competição no sentido de apurar aquele que é mais competente numa determinada profissão», resumiu ao Sul Informação o delegado técnico dos Campeonatos das Profissões Carlos Fonseca.

«No caso desta edição em Faro, temos 44 profissões a concurso, mais de duas centenas de jovens que estão a ser avaliados por cerca de 170 peritos. Destas 44 provas, 23 desenvolvem-se no Areal Gordo e as restantes noutros espaços», disse. Além de estabelecimentos de ensino públicos, como a universidade e a Escola de Hotelaria e Turismo, foram envolvidas empresas da região.

Um dos pólos do concurso é o Fórum Algarve, onde decorrem «quatro provas».«Também queremos que haja visibilidade junto das famílias», explicou Carlos Fonseca, daí a escolha desta grande superfície comercial.

Já as empresas são envolvidas no sentido de «promover a formação profissional» no seu âmbito. Neste caso, participam a MS Car, onde se concentram as provas de Mecatrónica Automóvel, e a Gráfica Comercial.

Além das provas e dos que nelas participam, são elemento central deste evento os visitantes. Excursões vindas de diferentes pontos da região e do resto de Portugal rumam a Faro, por estes dias, para ver em ação os participantes no campeonato. Mas não só.

A organização também montou um programa de animação, pois nem só de trabalho se faz um Campeonato de Profissões. No Centro de Formação Profissional de Faro, a boa disposição é lançada logo à entrada, por uma trupe de animadores de rua. Também há uma exposição de profissões antigas, com muitos figurinos trajados a rigor.

«Os que nos visitam, nomeadamente os jovens, poderão ver alguém a fazer, saber o que está por detrás daquela profissão. Para aqueles que ainda estão a decidir o que vão fazer no futuro, poderá ser uma ajuda a escolher o seu percurso profissional», considerou Carlos Fonseca.

Comentários

pub