Cabaz do Peixe inaugura “Ciclo de Conversas à Beira Mar” em Armação de Pêra

A primeira iniciativa do “Ciclo de Conversas à Beira Mar”, um espaço de debate informal com o objetivo de discutir  […]

A primeira iniciativa do “Ciclo de Conversas à Beira Mar”, um espaço de debate informal com o objetivo de discutir  temáticas relacionadas com a valorização dos nossos oceanos, está marcada para dia 12 de maio, sábado, às 18h00, na Fortaleza de Armação de Pêra.

O primeiro tema é o “Cabaz do Peixe”, um projeto de comercialização de peixe da pesca artesanal, que tem como objetivo a venda de peixe fresquíssimo, da pesca local, a preços mais económicos e diretamente aos consumidores, melhorando os rendimentos dos pescadores e permitindo a comercialização de espécies usualmente rejeitadas (cavala, etc.).

Nesta primeira conversa, é convidada Catarina Grilo, coordenadora do grupo-Oceanos da Liga para a Proteção da Natureza (LPN), que lançou o conceito em Portugal. em parceria com entidades ligadas à pesca artesanal em Sesimbra.

Neste projeto-piloto em Sesimbra, são parceiros do Projeto Cabaz do Peixe a Associação dos Armadores da Pesca Artesanal Local do Centro e Sul, a Câmara Municipal de Sesimbra, o IPIMAR e o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade.

O objetivo da LPN é estender o conceito a outras comunidades piscatórias portuguesas, onde este procedimento possa trazer vantagens à pesca local.

Por isso, a LPN lança o desafio: «Venha conhecer esta iniciativa e partilhar as suas ideias!»

O “Ciclo de Conversas à Beira Mar” é uma iniciativa conjunta do CCMAR (Centro de Ciências do Mar) da Universidade do Algarve, LPN (Liga para a Proteção da Natureza), Associação de Pescadores de Armação de Pêra, Clube de Futebol “Os Armacenenses”, Junta de Freguesia de Armação de Pêra, da empresa Divespot, e tem como media partner o jornal Sul Informação.

 

Comentários

pub