Assaltantes em fuga junto à Praia do Barril chocam contra viatura da GNR

Dois homens que se dedicavam a assaltar carros junto à Praia do Barril foram ontem detidos pela GNR, após uma […]

Dois homens que se dedicavam a assaltar carros junto à Praia do Barril foram ontem detidos pela GNR, após uma movimentada perseguição policial, que envolveu mesmo um choque da viatura dos suspeitos contra o carro das autoridades, uma fuga a pé, e 40 agentes policiais.

Tudo começou por volta das 15h00 de ontem, dia 24, quando militares do Posto Territorial de Tavira, durante uma ação de policiamento junto ao acesso à praia do Barril, perto da localidade de Santa Luzia, e «depois de detetarem movimentações anormais de dois indivíduos que circulavam de forma suspeita por entre as viaturas ali estacionadas, montaram vigilância ao local». Pouco depois, os agentes da GNR viram o duo a partir o vidro de uma viatura e a furtar alguns objetos do seu interior.

De imediato, os militares tentaram deter os dois delinquentes, mas não o conseguiram, porque os homens, ao aperceberem-se da aproximação dos agentes, entraram no seu carro e fugiram a alta velocidade, pondo em perigo não só as pessoas que se dirigiam à praia como os militares que iam no seu encalce.

«Nem a ameaça de utilização de arma de fogo por parte da GNR demoveu os delinquentes de tentar atropelar os militares que estando apeados, mesmo assim tentavam impedir a fuga e efetuar a detenção», revela a Guarda, em comunicado.

A poucas centenas de metros do local do início da fuga, uma outra patrulha da GNR tentou parar a viatura em fuga. Mas, devido à alta velocidade a que seguia, o carro dos assaltantes acabou por embater violentamente na viatura da GNR.

Os danos no carro em fuga obrigaram o condutor a abandoná-lo, fugindo então a pé por um descampado, deixando para trás o seu companheiro, que foi de imediato detido.

Deslocados em poucos minutos para o local cerca de 40 militares da GNR, entre eles do GIPS, dos Postos Territoriais da área, Investigação Criminal, do Destacamento de Trânsito e do Destacamento de Intervenção, foi montada uma ação concertada em várias frentes para deter o fugitivo.

O homem acabou por ser detetado pouco tempo depois, a tentar arranjar uma boleia na EN125, junto de um estabelecimento comercial, tendo sido finalmente detido pelas autoridades.

O produto do furto, nomeadamente máquinas fotográficas, telemóveis e iPods, foi recuperado e entregue aos proprietários, dois casais neozelandeses que estão em férias no Algarve.

Aos dois indivíduos, de 30 e 38 anos, residentes na zona de Lisboa, não é conhecida atividade profissional, suspeitando a GNR que, «pelas ferramentas, modo de atuação e antecedentes de furto e roubo», que o crime seja a sua principal atividade.

Um dos detidos tem já um longo cadastro por furto em veículos em todo o país, tendo mesmo pedidos de paradeiro pendentes em alguns tribunais.

Os detidos foram presentes na manhã de hoje ao Tribunal Judicial de Tavira.

Comentários

pub