ArteJovem@Portimão alarga prazo de candidaturas e áreas a concurso

Foi prolongado até 13 de julho o prazo de candidaturas ao Concurso ArteJovem@Portimão, desafio lançado pela Câmara Municipal que pretende […]

Foi prolongado até 13 de julho o prazo de candidaturas ao Concurso ArteJovem@Portimão, desafio lançado pela Câmara Municipal que pretende incentivar e promover novos artistas e estimular a criatividade e inovação dos jovens algarvios entre os 18 e os 35 anos.

A prorrogação do prazo foi decidida pelo júri, que entendeu por bem introduzir várias alterações ao regulamento, de modo a ir de encontro às sugestões feitas pelos interessados durante o processo de candidatura.

Para tornar mais eclético este concurso, foram acrescentadas mais algumas áreas criativas, o que permitirá aos participantes mostrarem os seus talentos artísticos em pintura/desenho, escultura/instalação, fotografia digital ou analógica, ilustração digital, instalação multimédia e vídeo/realização.

No mesmo sentido, foi alargado o âmbito geográfico, o que possibilitará a participação a todos os jovens do Algarve e não apenas a naturais, residentes ou estudantes de Portimão.

Ainda a nível de novidades, o ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes e a Iniciarte juntam-se ao Autódromo Internacional do Algarve, AeroVIP, Portisub e ETIC Algarve na lista de entidades que apoiam o concurso com a oferta de prémios, sendo de referir que a participação que se distinga pela sua qualidade, criatividade e inovação no conjunto das diversas áreas receberá o Prémio Excelência, no valor de 500 euros, enquanto o trabalho vencedor em cada uma das restantes áreas artísticas será contemplado com 200 euros, prémios monetários que serão atribuídos pela Câmara Municipal de Portimão, para além de outros prémios que serão sorteados entre os vencedores.

O novo regulamento e respetiva ficha de inscrição encontram-se disponíveis em www.cm-portimao.pt, devendo os dossiês de candidatura ser remetidos por correio ou entregues, até às 17h30 de 13 de julho, na Loja Ponto Já – Av. São João de Deus, Edifício do Mercado Municipal, piso térreo, Lojas 15 e 16, 8500-508 Portimão, com a indicação “Concurso ArteJovem@Portimão”.

Os dossiês também podem ser entregues em mão na Loja Ponto Já até àquela data, de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 19h00, devendo os interessados obter informações complementares através do telefone 282 422 388 ou do e-mail [email protected].

Face à existência de um novo regulamento e condições de participação, os jovens que já entregaram os seus trabalhos poderão recolhê-los e apresentar uma nova candidatura, caso o pretendam.

O júri do certame é constituído por um representante da Câmara Municipal de Portimão e por um representante do Conselho Municipal de Juventude de Portimão, bem como por cinco personalidades de reconhecido mérito profissional e nível local, designadamente, Nuno Ribeiro, diretor geral da ETIC Algarve, Stela Barreto, pintora e professora de Artes Visuais, Arlindo Arez, escultor, Daniela Braz, professora de Design do ISMAT, e Marisa Baptista, arquiteta e impulsionadora da Plataforma Artística Download.

Numa primeira fase terá lugar a pré-seleção de trabalhos nas diferentes áreas artísticas que integrarão uma exposição coletiva, a inaugurar em 12 de agosto próximo, Dia Internacional da Juventude, momento em que serão entregues os respetivos prémios aos vencedores.

Comentários

pub