António Pina quer terminar ciclo no PS/Olhão e ser candidato à Câmara

António Miguel Pina é recandidato ao cargo de presidente do PS/Olhão e quer continuar a fazer crescer a família socialista […]

António Miguel Pina é recandidato ao cargo de presidente do PS/Olhão e quer continuar a fazer crescer a família socialista olhanense e consolidar a marca de maior concelhia do partido no Algarve, com um olho na candidatura à presidência da Câmara. Um cargo que irá disputar com Custódio Moreno, nas eleições internas do PS/Olhão ,que decorrem no sábado, dia 2 de junho.

O atual vice-presidente da Câmara de Olhão quer concluir o trabalho que começou há seis anos e dar continuidade ao projeto autárquico de que faz parte. Talvez por isso, não hesita em assumir-se como candidato à Câmara de Olhão, na qual é vereador desde 2005, caso vença as eleições internas no sábado. «Sou candidato à concelhia e candidato a candidato à Câmara», afirmou.

Ao Sul Informação, o recandidato a líder do PS/Olhão lembrou o passado recente do PS. «Desde há seis anos que vimos a revitalizar o PS, com o intuito de o rejuvenescer, garantido a sua continuidade. Ao mesmo tempo, temos tido a preocupação de contar com o que é a história do PS. Não houve uma tomada de poder de gente nova a fazer política, para pôr de fora os que já cá estavam há muitos anos», assegurou.

António Pina acredita que conseguiu «juntar gerações», até porque considera importante «passar a memória». «A matriz ideológica do PS também passa por aqueles que fizeram o PS no passado, pelas experiências que transmitem», disse.

Neste novo mandato, António Pina quer «fechar um ciclo», que admite que está ligado às autárquicas. «Já tivemos um primeiro ciclo de autárquicas [2009] em que preparámos um conjunto de gente mais nova, para renovar alguns lugares. Até porque já sabíamos que haveria o término de muitos dos nossos autarcas, pelo que o antecipámos», contou. E, acrescentou, é precisamente nesta continuidade do trabalho até agora realizado que se baseia o tema da candidatura «Juntos Preparamos 2013».

«Estamos a fazer este trabalho há seis anos. Não nos lembrámos agora que queríamos coordenar o Partido Socialista. As pessoas devem ponderar porque razão há pessoas que se candidatam e aparecem só agora, quando estão no partido há 20 anos», disse.

Ainda assim, António Pina defendeu que «é preciso capitalizar o bom trabalho autárquico que tem vindo a ser feito nos últimos 35 anos» e avisou que não se deve cair no erro de pensar, a nível interno, «que qualquer candidato do PS ganha a Câmara de Olhão». «Isso é desvalorizar o trabalho que foi feito pelos anteriores autarcas. Eles ganharam porque trabalharam bem», acredita.

Um dos trunfos de António Pina, com vista à sua reeleição, foi o crescimento do PS/Olhão nos últimos anos. «Fizemos o PS/Olhão a maior concelhia do Algarve, ao nível de número de militantes, uma tarefa que só se consegue tendo uma boa implantação dentro da sociedade civil. Para alguns isso parece fácil, mas se o tentarem fazer verão que não é bem assim. Há um descrédito em torno da política e, não querendo ser pretensioso, acho que muitas das pessoas que conseguimos trazer revêem-se em pessoas», considerou.

A sua experiência como autarca é outra das vantagens que considera ter. O tempo que pertenceu ao executivo camarário olhanense, primeiro como vereador e agora como vice-presidente, foi «um período de aprendizagem». No futuro, António Pina admite que um eventual projeto autárquico por si liderado dará «continuidade a muitas das coisas que foram feitas, mas haverá necessariamente uma alteração grande daqui para a frente».

Para António Pina, «há uma mudança de paradigma naquilo que é o papel das autarquias», que se terão de passara a centrar mais na promoção do desenvolvimento económico e menos nas infra-estruturas.

Aos militantes, deixa a mensagem que «devem olhar para trás e ver o que foi o trabalho desenvolvido ao nível da concelhia». «Não estamos em altura de fazer experiências com gente pouco preparada, quer do ponto de vista político-partidário quer do ponto de vista da gestão de uma Câmara Municipal», considerou.

As eleições para a Comissão Política Concelhia do PS/Olhão vão decorrer no sábado, dia 2, a par de outras concelhias, embora em algumas o ato eleitoral tenha lugar amanhã, sexta-feira, dia 1.

 

Currículo

 

António Miguel Pina é formado em Economia, com mestrado em Finanças Empresariais. Trabalhou na banca privada e na AMAL antes de ser nomeado para o Conselho de Administração do Hospital de Faro. Em 2005, assume funções como vereador do Desporto e Juventude da Câmara de Olhão e em 2009 passa a ocupar o lugar de vice-presidente desta autarquia.

Comentários

pub