Algarvios ajudaram o Banco Alimentar a conseguir a melhor recolha de Maio

Os algarvios voltaram a mostrar que têm queda para a solidariedade e ajudaram o Banco Alimentar Contra a Fome (BACF) […]

Os algarvios voltaram a mostrar que têm queda para a solidariedade e ajudaram o Banco Alimentar Contra a Fome (BACF) do Algarve a bater um novo recorde de alimentos recolhidos na campanha de maio. Os algarvios contribuíram com cerca de 154 toneladas de alimentos, que serão distribuídos por 73 instituições de toda a região.

Segundo revelou ao Sul Informação Ida Martins, coordenadora logística do BACF do Algarve, esta recolha excedeu as expectativas dos responsáveis pelo banco, já que na última campanha, em novembro passado, os números desceram um pouco, em relação ao mesmo mês de 2010. «É sempre um alívio receber mais do que estávamos à espera», confessou.

«Estávamos preparados para fazer um pouco menos que em 2011, como havia acontecido em novembro», disse. Mas a campanha de maio não só permitiu recolher mais alimentos que se haviam conseguido um ano antes, como bater igualmente o recorde de contribuições na campanha primaveril do BACF. «Este foi o melhor maio de sempre», revelou.

A solidariedade demonstrada pelos algarvios teve par no resto do país, frisou Ida Martins, já que «no domingo, a maior parte dos bancos do país estavam a subir» em relação à recolha de maio de 2011.

Só no novo armazém de Portimão do Banco Alimentar, foram recolhidas 55 toneladas de alimentos provenientes das doações das lojas dos sete concelhos do Barlavento, ultrapassando as melhores expetativas, tanto a nível de recolha como em número de voluntários, mais de 100 no armazém.

Os bens alimentares recolhidos no Algarve serão distribuídos localmente, já a partir da próxima semana, a 15.074 pessoas com carências alimentares comprovadas, através de 73 Instituições de Solidariedade Social previamente selecionadas para o efeito e supervisionadas pelo Banco.

A campanha mobilizou cerca de 3.000 voluntários no Algarve, que recolheram as contribuições efetuadas nos 140 supermercados onde foi organizada a recolha.

Em todo o país, o Banco Alimentar Contra a Fome recolheu, durante o fim de semana, 2.644 toneladas de alimentos, numa ação solidária que angariou mais 13,7 por cento de alimentos do que em maio de 2011.

Com 37 mil voluntários espalhados em 1.655 superfícies comerciais de todo o país, o Banco Alimentar Contra a Fome faz um balanço positivo da campanha de angariação de alimentos que irão agora ser distribuídos por 2.116 instituições de solidariedade ajudando cerca de 337.000 pessoas com carências alimentares comprovadas.

Comentários

pub