Algarve perde bandeiras azuis, Alentejo aumenta

69 praias do Algarve merecem este ano a distinção da Bandeira Azul, menos cinco do que no ano passado, enquanto […]

69 praias do Algarve merecem este ano a distinção da Bandeira Azul, menos cinco do que no ano passado, enquanto no Alentejo há 24 praias galardoadas, mais duas que em 2011.

Ao atingir 20 Bandeiras Azuis, Albufeira mantém a liderança no Algarve e no país naquele que é o mais importante galardão ambiental relacionado com a qualidade das praias.

Este ano, Lagoa não candidatou qualquer praia à Bandeira Azul.

No total do país, há este ano 275 praias com Bandeira Azul, mais quatro do que no ano passado, segundo anunciou esta sexta-feira a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

O número de Bandeiras Azuis atribuídas subiu nas regiões do Norte, Centro, Tejo e Alentejo e desceu no Algarve, Açores e Madeira.

Na região algarvia, a instabilidade das arribas é responsável pela diminuição do número de praias galardoadas. José Archer, presidente da ABAE, admitiu hoje em conferência de imprensa que a descida deve-se à «falta de condições de segurança das praias».

«São praias com zonas seguras, mas são praias que, sobretudo na maré-alta, têm condições de areal muito reduzidas e, por isso, as pessoas tendencialmente encostam-se à arriba, o que limita a sua segurança», explicou. José Archer acrescentou que estas praias algarvias necessitam de algumas intervenções para que voltem a merecer o galardão.

Apesar da diminuição, o Algarve continua a ser a região do país com mais bandeiras azuis (69), seguindo-se o Norte (67), mais quatro do que em 2011, o Centro, com 23 praias (mais cinco), o Tejo com 49 (mais quatro) e o Alentejo com 24 praias (mais duas).

Os Açores e a Madeira, tal como a região algarvia, também viram este ano o número de bandeiras azuis a diminuir, tendo 32 (menos uma) e 11 (menos cinco), respetivamente.

No que diz respeito às marinas, o Algarve faz o pleno, com bandeiras azuis a ser hasteadas em Vilamoura, Albufeira, Portimão e Lagos. No país, serão hasteadas 14 bandeiras em marinas – além das quatro algarvias, também haverá quatro nos Açores, três no Alentejo, duas no Tejo e uma na Madeira.

José Archer sublinhou ainda que «há 25 anos tínhamos 30 praias com Bandeira Azul [no país], este ano temos 275», explicando que isto resulta do «trabalho que tem sido feito, de gerações de educação e de alteração de comportamentos».

Portugal é mesmo um dos países com maior percentagem de praias com Bandeira Azul, com 52,2%, garantiu a ABAE.

Para sensibilizar a população para a utilização das praias, a ABAE promove no dia 12 deste mês uma “maré humana” nas praias do litoral, convidando todos os cidadãos a aparecer numa praia para aprender “como é que as pessoas se devem comportar e tudo o que se passa numa praia”, em termos de qualidade da água e da biodiversidade, por exemplo, de forma a que saibam como se comportar na época balnear.

As Bandeiras Azuis são atribuídas anualmente a praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes, informação e sensibilização ambiental.

 

Algarve:

Albufeira (20):

Salgados, Galé Oeste, Galé-Leste, Manuel Lourenço, Evaristo, Castelo, Coelha, Arrifes, S. Rafael, Aveiros, Oura, Oura Leste, Santa Eulália, Maria Luísa, Olhos de Água, Barranco das Belharucas, Falésia-Açoteias, Falésia-Alfamar, Rocha Baixinha Oeste, Rocha Baixinha Leste

Aljezur (3):

Odeceixe, Monte Clérigo, Arrifana

Vila do Bispo (6):

Cordoama, Castelejo, Mareta, Martinhal, Ingrina, Zavial, Salema, Almádena/Cabanas Velhas, Burgau

Lagos (6):

Luz, Porto de Mós, D. Ana, Camilo, Batata e Meia Praia

Portimão (4):

Alvor Poente, Alvor Nascente/Três Irmãos, Vau e Rocha

Silves (2):

Armação de Pera e Praia Grande Poente

Loulé (10):

Vilamoura, Quarteira, Forte Novo, Almargem, Loulé Velho, Vale do Lobo, Garrão Poente/Nascente, Ancão e Quinta do Lago

Faro (4):

Faro-Mar, Barreta, Ilha do Farol-Mar, Culatra-Mar

Olhão (2):

Armona-Mar e Fuseta-Mar

Tavira (4):

Barril, Terra Estreita, Ilha de Tavira-Mar, Cabanas-Mar

Vila Real de Santo António (4):

Manta Rota, Lota, Monte Gordo e Santo António

 

Praia Fluvial:

Pego Fundo (Alcoutim)

 

Marinas:

Albufeira, Lagos, Portimão e Vilamoura

 

Alentejo:

Grândola (9):

Tróia-Mar, Tróia-Galé, Tróia-Bico das Lulas, Atlântica, Comporta, Carvalhal, Pego, Aberta Nova e Melides

Santiago do Cacém (2):

Costa de Santo André e Fonte do Cortiço

Sines (6):

Vasco da Gama, São Torpes, Morgavel, Vieirinha, Praia Grande e Ilha do Pessegueiro

Odemira (4):

Praia das Furnas, Almograve, Zambujeira do Mar e Carvalhal

 

Marinas:

Marina de Tróia e o Porto de Recreio de Sines

Praia Fluvial:

Albufeira da Tapada Grande (Mértola)

 

Comentários

pub