Algarve é 1ª região a ligar processo clínico eletrónico entre Centros de Saúde e hospitais

O Algarve é a primeira região do país a ligar o processo clínico eletrónico entre Centros de Saúde e hospitais […]

O Algarve é a primeira região do país a ligar o processo clínico eletrónico entre Centros de Saúde e hospitais através do Sistema de Apoio ao Médico (SAM), anunciou a Administração Regional de Saúde do Algarve.

Desde ontem, dia 2, a ARS implementou a integração dos processos clínicos eletrónicos entre os três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) e os hospitais públicos da Região (Hospital de Faro e Centro Hospitalar do Barlavento algarvio), o que vai permitir aos médicos visualizarem o historial clínico do utente em qualquer ponto da rede das unidades de saúde no Algarve, padronizar a informação e maximizar a eficiência.

Segundo a ARS, pretende-se com este novo processo, realizado através do SAM, «dotar os médicos de família e especialistas hospitalares com uma ferramenta útil e eficaz que promova o registo de dados de saúde de forma objectiva, sistemática, codificada e uniformizada, e partilhar os ficheiros clínicos dos doentes».

Garante-se assim uma articulação entre os cuidados de saúde primários e hospitalares, agilizando os processos e optimizando as sinergias provenientes da articulação clínica.

Este processo visa melhorar a capacidade de reposta aos doentes tanto a nível de atendimento como de tratamento.

A interligação entre os serviços de saúde visa aproximar os profissionais nos vários níveis do Serviço Nacional de Saúde e melhorar os cuidados de saúde dos utentes, evitando a duplicação de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), de custos administrativos e de transporte.

A implementação deste sistema do processo clínico eletrónico ligando os cuidados de saúde primários e hospitalares no Algarve está integrada no âmbito do projeto nacional de criação da Plataforma de Dados de Saúde, em desenvolvimento pelo Ministério da Saúde.

Comentários

pub