ACTA e VATE participam no Festival das Companhias em Évora

A ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve e o VATe – Serviço Educativo da ACTA, apresentam as produções […]

A ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve e o VATe – Serviço Educativo da ACTA, apresentam as produções “Laço de Sangue”, “Cavalo Manco Não Trota” e “De Ulisses Nunca Digas Tolices – A Guerra de Tróia” no 5º Festival das Companhias em Évora.

A ACTA apresenta no dia 8 de Junho, “Cavalo Manco Não Trota” às 18h00, na Sala Estúdio do Teatro Garcia de Resende, e “Laço de Sangue” às 21h30, na Sala Principal do Teatro Garcia de Resende.

O VATe – Serviço Educativo da ACTA, apresenta “De Ulisses Nunca Digas Tolices – A Guerra de Tróia”, dia 8, às 10h30 e às 15h00, e dia 9, às 12h00 e às 18h30, no seu autocarro estacionado no Jardim das Canas, em Évora. No dia 7 irão realizar-se visitas guiadas ao autocarro durante o dia.

O espetáculo “Laço de Sangue”, com texto de Athol Fugard e encenação de Luís Vicente, conta a história de dois irmãos, filhos da mesma mãe, um de pele clara e o outro de pele escura, que tentam aliviar o tédio da sua existência ao comprar um jornal para que Zach, de pele escura e analfabeto, possa obter uma correspondente.

Ao conseguir uma correspondente de raça branca, numa África do Sul sob o apartheid, cria-se um jogo perigoso, onde os dois irmãos começam a decretar o grande drama da barreira de cor, com todos os medos e ódios, trancado num fato e numa pele diferente.

Em “Cavalo Manco Não Trota”, com texto de Luis del Val, um ator irá estar em cena durante uma hora e meia, ocupando o espaço de 1 metro quadrado para interpretar o papel de um homem que está em tribunal a ser julgado.

No momento em que o Juiz pergunta se o réu se considera culpado ou inocente, este é remetido para um turbilhão de memórias que começam na infância e terminam no momento e na circunstância em que se encontra.

“Laço de Sangue” conta com a interpretação de Luís Vicente e Mário Spencer. Tem a duração de 2h00, sem intervalo, e é indicado para maiores de 12 anos.

“Cavalo Manco Não Trota” conta com a interpretação de Luís Vicente. Tem a duração de 1h20, sem intervalo, e é indicado para maiores de 16 anos.

“De Ulisses Nunca Digas Tolices” é um espetáculo em que se narram as aventuras do conhecido herói grego numa perspetiva de iniciação à mitologia. A partir do original de Alexandre Honrado, com o mesmo nome, o universo de Ulisses é brincado numa sequência de caricaturas minando toda a acção e, simultaneamente, mantendo portas abertas para as várias dimensões do Mito.

O espetáculo conta com a interpretação de Carla Dias e Jeannine Trévidic, tem a duração de 35 minutos e é indicado para maiores de 6 anos.

Mais informações sobre o Festival encontram-se aqui. E conheça o Programa aqui.

Comentários

pub