3ª edição dos Nutrition Awards aposta na inovação do setor agroalimentar

A Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN) e a GCI lançam o Nutrition Awards® 2012. Esta terceira edição visa reforçar o […]

A Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN) e a GCI lançam o Nutrition Awards® 2012. Esta terceira edição visa reforçar o empenho da indústria agroalimentar no desenvolvimento de produtos, serviços e iniciativas que marcam o empreendedorismo do setor agroalimentar português.

Outra novidade é a integração dos Nutrition Awards® na iniciativa “Portugal Sou Eu” e na plataforma “Portugal Foods”.

Posicionar-se enquanto agente dinamizador do mercado agroalimentar português. Este é o grande desafio da terceira edição dos Nutrition Awards®.

A indústria tem demostrado grande dinamismo ao responder à crise com mais e melhores produtos, com o lançamento de conceitos de alimentação portuguesa mais equilibrada, original e conveniente. Num momento em que urge olhar para o futuro com otimismo, a mobilização de todos é essencial, bem como o reconhecimento interno e a captação de oportunidades por via dos diferentes parceiros envolvidos no projeto.

O reforço deste posicionamento traduz-se na entrada de novos parceiros, entre eles o Ministério da Economia e do Emprego, mantendo-se o apoio institucional do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação e Ciência e do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.

A essência dos Nutrition Awards® mantém-se: premiar os melhores projetos que se destacam pela inovação e mérito científico na área da Nutrição e do Bem-estar e que visam a promoção de estilos de vida saudáveis e de uma alimentação adequada.

A valorização do trabalho desenvolvido pelas empresas, comunidade científica e entidades governamentais com responsabilidade nas áreas da Inovação, Indústria, Agricultura, Mar, Saúde e Educação, conduziu à definição de novas categorias dos prémios:

  • Produto Inovação
  • Serviço Inovação
  • Investigação & Desenvolvimento
  • Iniciativa de Mobilização
  • Prémio Especial Jornalismo

Foi também criado um Advisory Board, que se traduz num órgão consultivo destinado a aconselhar e ajudar os promotores na definição dos objetivos do projeto e é constituído pela AHRESP, ANCIPA, APCER, APED, APN, CONFRAGI, Direção-Geral das Atividade Económicas, Direção-Geral do Consumidor, FIPA, Fundação Calouste Gulbenkian, GCI, IAPMEI, Portugal Foods e Rede Inovar.

Outra grande novidade prende-se com o reconhecimento que o projeto merece ao ser incluído em duas importantes iniciativas promovida pelo Governo português: “Portugal Sou Eu” e a plataforma “Portugal Foods”.

O primeiro – “Portugal Sou Eu” – visa mobilizar o país para o desígnio do crescimento económico; O segundo – “Portugal Foods”- tem por missão reforçar a competitividade das empresas do sector agroalimentar.

“Este ano queremos que os Nutrition Awards® reflitam e projetem o trabalho dos empreendedores da indústria agroalimentar, das universidades e da sociedade em geral na área das ciências da nutrição. Só assim conseguiremos mostrar o quanto os portugueses são dinâmicos e mobilizadores numa sociedade em contínua mudança”, afirma Helena Ávila M., presidente da APN.

As candidaturas têm início a 14 de maio e terminam a 31 de julho de 2012, data após a qual se iniciará o processo de avaliação, realizado por um júri de 35 especialistas na área. Os vencedores da iniciativa serão conhecidos a 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação.

A terceira edição dos Nutrition Awards tem o patrocínio da APED, Continente, McDonald’s e Fundação Calouste Gulbenkian.

Na 2ª edição do projeto Nutrition Awards® 2011, foram apresentadas 68 candidaturas para as sete categorias dos prémios: Saúde Pública (16); Nutrição Clínica (4); Inovação e Desenvolvimento de Produtos e Serviços (14); Qualidade e Segurança Alimentar (8), Investigação em Ciências da Nutrição (9), Comunicação em Nutrição (6) e Prémio Especial de Jornalismo (11).


Sobre os Nutrition Awards

Os Nutrition Awards® são organizados pela APN e pela GCI e contam com o apoio de inúmeros parceiros, desde associações do setor da restauração e da indústria alimentar, sociedades científicas e faculdades que ministram a licenciatura em Ciências da Nutrição.

 

Para mais informações consulte:

http://pt-pt.facebook.com/nutritionawards?sk=wall&filter=1

http://twitter.com/#!/nutritionawards

www.nutritionawards.pt

 

 

Comentários

pub