“O Futuro do Jornalismo” em debate na Universidade do Algarve

A Universidade do Algarve recebe, a partir das 14h30 de dia 22 de maio, no anfiteatro 1.5 do Campus da […]

A Universidade do Algarve recebe, a partir das 14h30 de dia 22 de maio, no anfiteatro 1.5 do Campus da Penha, em Faro, o último fórum de um ciclo nacional promovido no âmbito do Projeto Jornalismo e Sociedade (PJS).

A sessão, que vai ser moderada por Vítor Reia-Baptista, docente da UAlg, culminará num debate dinamizado pelos alunos e investigadores da área de Ciências da Comunicação da Escola Superior de Educação e Comunicação e do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC).

Desenvolvido pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), com o apoio das fundações Gulbenkian, EDP e FLAD, o evento tem entrada livre e dirige-se a todos aqueles que, direta ou indiretamente, se deparam com as questões debatidas no exercício da sua cidadania.

Para além de alguns dos mentores do projeto, José Barreiros, Susana Santos e Adelino Gomes, do ISCTE, os jornalistas José Vítor Malheiros (colunista do Público) e Paulo Pena (Visão) partilharão as suas reflexões sobre o jornalismo exercido no quadro de uma produção contínua de informação.

António Granado (RTP e FCSH-UNL) e Mário Antunes (RTP e UAlg), que conciliam a sua atividade profissional com o ensino, porão a tónica nas reconfigurações e implicações do jornalismo regional e de proximidade. E Mirian Tavares, docente na UAlg e coordenadora do CIAC, proporá um olhar sobre as questões estéticas de um jornalismo exercido na era das imagens.

O objetivo da equipa de investigação de juntar «académicos, jornalistas e cidadãos» no debate e construção de «uma carta de princípios, direitos e responsabilidades para o jornalismo do futuro» traduz-se, desde logo, nas intervenções dos participantes da sessão, que mostram que a cisão entre as comunidades académica e profissional é já pouco evidente quando se trata de refletir sobre o jornalismo de hoje e do futuro.

Realizados em várias universidades do país, os fóruns O Futuro do Jornalismo têm sido a face visível de um conjunto de atividades de investigação que propõem problematizar, no contexto português, os princípios constantes no Pew Project for the Excellence in Journalism, desenvolvido na Universidade de Columbia, EUA, no final da década de 90.

Consultar programa aqui.

Comentários

pub