«Mostra-te» anima juventude em Olhão durante todo o mês de Maio

Música, teatro, cultura, conhecimento e desporto animam o concelho de Olhão, até 31 de maio. Este mês é dedicado à […]

Música, teatro, cultura, conhecimento e desporto animam o concelho de Olhão, até 31 de maio. Este mês é dedicado à juventude com iniciativas a decorrer até final do mês. Uma verdadeira festa juvenil acontece a cada dia neste concelho, com dezenas de instituições participantes, na Mostra de Juventude de Olhão – Mostra-te.

Olhão é uma terra de jovens ativos e empreendedores. Ao longo do ano são inúmeras as atividades desenvolvidas pelas associações e entidades públicas e privadas, com os jovens e para os jovens, muitas delas com visibilidade nacional e até internacional.

Mostra-te Olhão foi o desafio lançado pelo Município às entidades do concelho vocacionadas para a juventude, no mês em que se comemora o 8º aniversário da Casa da Juventude de Olhão.

Mais de 40 entidades aderiram e participam nesta iniciativa. O resultado é um programa de actividades contínuas em que, durante 31 dias, Olhão não vai parar, mostrando a dinâmica da juventude e as opções formativas e ocupacionais que o concelho tem para oferecer.

Do Auditório à Biblioteca, passando pelo Museu e pelo Arquivo, todos quiseram contribuir para esta Mostra apresentando uma programação que irá agradar a toda a população e ao público jovem em particular.

Exemplos são o espetáculo Como diz o Outro, com Miguel Guilherme e Bruno Nogueirra, a 19 de Maio, no Auditório Municipal, o encontro com o escritor David Machado, ou a conversa com Gonçalo Cadilhe, ambos na Biblioteca, nos dias 18 e 23, respetivamente, ou as atividades a desenvolver dia 18, no âmbito do Dia Internacional dos Museus.

Também a Casa da Juventude de Olhão, que é já uma referência junto dos jovens olhanenses enquanto espaço de oportunidade para o desenvolvimento das ideias e projectos deste público específico, preparou para o seu 8º aniversário um cartaz diversificado sempre com o objectivo de apoiar e divulgar novos valores da terra com iniciativas como o Corredor das Artes, Oficinas de Moda e Fotografia, Desenho, Pintura, BD, Artes de Circo ou o Programa de Formação Teatral de que resultaram a apresentação de quatro peças de teatro a serem vistas nas escolas, no Auditório Municipal e outros espaços da cidade.

A não perder será também a 3ª Feira Formativa, com a participação de entidades vocacionadas para a juventude, nos dias 17 e 20 de Maio. Da Casa da Juventude chega ainda a apresentação do livro Antologia de Novos Autores de Olhão, a 13 de maio, na Sociedade Recreativa Olhanense. Adriana Nogueira, da Universidade do Algarve, apresenta a obra.

Para promover a produção cinematográfica no concelho surgem as Curtas de Olhão, a antecipar o grande evento da região, CAL – Mostra de Curtas do Algarve, também uma iniciativa do Município de Olhão, dinamizada pelo Auditório Municipal e pela Casa da Juventude.

A música traz o Palco de Talentos, um projeto de formação de bandas de música. Os grupos realizam espetáculos individuais todas as quintas feiras na Sociedade Recreativa Olhanense e juntam-se no dia 25 para um espetáculo ao vivo na Zona Ribeirinha de Olhão.

A 4ª Semana da Juventude traz-nos mais música ao vivo com concertos nos dias 17, 18 e 19, no Jardim pescador Olhanense.

Destaque ainda para as atividades desportivas, promovidas pelas entidades da terra: Prova de Velocidade em Kart, pelo Algarve Indoor Kart Center, no dia 25 de Maio; III Gala de Artes Marciais Cidade de Olhão, a 12 de maio, pelo Clube de Karaté; Passeios de BTT de 17 a 20 de maio, com a secção de BTT dos Leões de Olhão; Atletismo na Zona Ribeirinha, promovido pelos Jogos de Quelfes a 20 de Maio; desporto a cavalo com a 2ª prova de dressage, pela Associação de Arte Equestre, no dia 27 de maio, ou o 8º Convívio do Grupo Motard Restauração entre 11 e 13 de maio, sem esquecer os debates de ideias que acontecem nesta Mostra de Juventude por exemplo com a Gala da 5ª Edição das Francisquíadas, a 16 de Maio, no Auditório Municipal de Olhão.

 

Comentários

pub