Vitória épica de Alejandro Marque na 1ª etapa da Volta às Astúrias

O ciclista espanhol Alejandro Marque, da equipa algarvia Carmim/Prio/Tavira, venceu hoje a primeira etapa da Volta às Astúrias, em Espanha, […]

O ciclista espanhol Alejandro Marque, da equipa algarvia Carmim/Prio/Tavira, venceu hoje a primeira etapa da Volta às Astúrias, em Espanha, depois de andar fugido desde o quilómetro 25.

A 56ª Volta às Astúrias arrancou esta sexta-feira e dura até domingo. A tirada ligou Oviedo e Gijón ao longo de 162,8 quilómetros.

Marque esteve fugido a partir do quilómetro 25, junto com seis corredores, que enfrentaram um prémio de montanha de primeira categoria. No entanto, o corredor da equipa tavirense continuou em solitário a partir do quilómetro 94. Seria o início de uma longa e sofrida jornada rumo a uma espectacular vitória.

O atleta espanhol manteve o ritmo e embora a diferença para o pelotão diminuísse a alta velocidade, isso não foi suficiente para impedir a sua vitória.

Para o corredor não foi tarefa fácil: ”correr sozinho todos estes quilómetros foi muito duro, mas eu consegui ter forças e dei o máximo nos últimos quilómetros, foi muito gratificante”.

Ainda antes de cortar o risco da meta Marque enfrentou um prémio de montanha de segunda categoria a 15 quilómetros do final.

Para o diretor desportivo Vidal Fitas, a equipa respondeu às exigências da competição em larga escala. “O que aconteceu hoje não acontece todos os dias, foi um esforço incrível, e uma fuga que trouxe a vitória da etapa, bem como a liderança nas principais classificações como a Geral Individual, Equipas, Montanha, Regularidade, e Metas Volantes”.

Alejandro Marque torna-se assim o primeiro líder da Volta às Astúrias, uma competição bastante seletiva que junta equipas de alta qualidade como Euskaltel Euskadi ou Movistar, entre outras.

Ainda no Top 10 da classificação geral, estão os corredores da Carmim/Prio/Tavira, Ricardo Mestre, e Henrique Casimiro, em 8º e 10º lugares, respetivamente, ambos com 42 segundos de diferença para o companheiro.

Amanhã, o dia será animado por dois exercícios: de manhã, os ciclistas fazem a ligação entre o Parque de la Prehistoria en Teverga e Avilés. Pela tarde, é a vez do Contra-relógio Individual de 14 quilómetros em Piedras Blancas.

Os atletas presentes são Ricardo Mestre, Samuel Caldeira, Nélson Vitorino, Henrique Casimiro, David Livramento, Alejandro Marque, João Pereira, e Valter Pereira.

Comentários

pub