Vila do Bispo será “o Cabo do Mundo, um lugar de encontros” no próximo sábado

“Vila do Bispo, o Cabo do Mundo, um lugar de encontros” é o título da iniciativa agendada para o Dia […]

“Vila do Bispo, o Cabo do Mundo, um lugar de encontros” é o título da iniciativa agendada para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, naquele concelho.

Esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, está marcada para o próximo dia 21 de abril, às 15h00, no Auditório do Centro Cultural.

Trata-se de uma palestra/tertúlia que tem como objetivo refletir sobre a temática do “Património Cultural Português no Mundo”, onde será abordado o facto histórico da partida de uma caravela, em 1455, do mítico Cabo de São Vicente com destino à costa ocidental africana, passando pela construção de toda uma área de influência no Mundo e terminando, novamente, no território local, onde atualmente vivem pessoas oriundas do Brasil e de África, por exemplo.

Na palestra/tertúlia estarão presentes os oradores Adelino Soares (presidente da Câmara Municipal), Artur de Jesus (licenciado em História da Câmara Municipal), Maria da Conceição Câmara (ligada à Cultura Luso-Brasileira), Dália Paulo, (diretora regional de Cultura do Algarve), e um representante da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Esta ação será enriquecida com a participação da comunidade escolar de Vila do Bispo, alunos da Escola do Ensino Básico do 1.º Ciclo n.º 1, de Vila do Bispo, que farão uma abordagem colorida desta temática, ligando Vila do Bispo e o Mundo.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano subordinado à temática “Do Património Mundial ao Património Local – proteger e gerir a mudança”, comemora-se amanhã, dia 18 de abril.

 

Comentários

pub