Véspera de 25 de abril celebra-se com música e poesia em São Brás de Alportel

Esta terça-feira, dia 24 de abril, à noite, o município de São Brás de Alportel celebra a Revolução dos Cravos […]

Esta terça-feira, dia 24 de abril, à noite, o município de São Brás de Alportel celebra a Revolução dos Cravos através da palavra, com música e poesia, nos espetáculos “Tributo aos Cantaurores de Abril” e “Lembrar Abril”.

As músicas de Abril, enquanto instrumento impulsionador da revolução, marcaram uma época, um ponto de viragem na história de Portugal. 38 anos após a Revolução, o poder da palavra regressa aos palcos são-brasenses na noite de dia 24, pelas 21h30, ao bar/Galeria Zem Arte, que convida a recordar Abril num Sarau de Música e Poesia “Tributo aos Cantautores de Abril”, que visa homenagear os cantores e poetas de Abril pela coragem de contornar a proibição da liberdade de expressão através da música e da poesia.

Este concerto acústico leva ao palco Ricardo Martins no piano e voz solo, finalista do Festival RTP da Canção 2010, Nuno Martins na guitarra e Paulo Pires no acordeão e coros.

Em paralelo, o Museu do Trajo de São Brás de Alportel apresenta “Lembrar Abril”, um espetáculo que canta a liberdade na voz do Grupo Veredas da Memória, que recordam em palco canções e poemas da época.

Estes dois espetáculos gratuitos “Lembrar Abril” e “Tributo aos Cantautores de Abril” pretendem valorizar a música e a palavra enquanto tática utilizada durante a Revolução de 25 Abril, de 1974.

A canção “ Grândola Vila Morena”, presente nos dois encontros, escrita e cantada por José Afonso, assinalou o início da Revolução dos Cravos, sendo recordada até aos dias de hoje como a canção da  liberdade.

Comentários

pub