VATE estreia “De Ulisses Nunca Digas Tolices” em Castro Marim

O VATe – Serviço Educativo da ACTA inicia esta semana a digressão com a produção “De Ulisses Nunca Digas Tolices […]

O VATe – Serviço Educativo da ACTA inicia esta semana a digressão com a produção “De Ulisses Nunca Digas Tolices – A Guerra de Tróia”, com texto de Alexandre Honrado e encenada por Jorge Soares, nas Escolas Básicas 1 do concelho de Castro Marim.

«De Ulisses… nunca digas tolices» é um espetáculo em que se narram as aventuras do conhecido herói grego numa perspetiva de iniciação à mitologia.

A partir do original de Alexandre Honrado, com o mesmo nome, o universo de Ulisses é brincado numa sequência de caricaturas minando toda a ação e, simultaneamente, mantendo portas abertas para as várias dimensões do Mito.

O Mito não fala ao intelecto, vai diretamente ao sentimento e é por um caminho interior que é entendido… por ser, de certa forma, vivenciado.

É como se espreitássemos, por uma espécie de caleidoscópio colorido, todo o percurso de Ulisses, os seus quereres e ambições, os valores em que acredita, as suas reações face ao imponderável, os seus medos, a sua luta e a sua determinação. Esse tal caleidoscópio chega a ser uma máquina de brincar, um contador de histórias que salpica o que conta com risos e cartas de baralhar.

O espetáculo conta com a participação das atrizes Carla Dias e Jeannine Trévidic e tem a duração de 35 minutos e é indicado para maiores de 6 anos.

O VATe – Serviço Educativo da ACTA foi distinguido com o Prémio Gulbenkian – Educação em Julho de 2010 e continua a surpreender e a fazer a diferença naqueles que dele podem beneficiar.

 

 

 

Comentários

pub