UNL e UAlg promovem Curso de ADN Antigo e Arqueologia

O Instituto de Arqueologia e Paleociências (IAP) da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade do Algarve promove, entre os […]

O Instituto de Arqueologia e Paleociências (IAP) da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade do Algarve promove, entre os dias 16 e 20 de abril, o curso de ADN Antigo e Arqueologia.

O curso vai decorrer das 17h00 às 20h00, na sala 2.21 do edifício I&D da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), em Lisboa.

O objetivo principal deste curso é dar a conhecer a estudantes e público não especializado as principais aplicações do ADN recuperado de amostras biológicas antigas no campo da Arqueologia, da História e da Antropologia. Em cada sessão serão apresentados os principais estudos publicados e atualmente em curso sobre este tema.

Nas duas primeiras sessões apresentam-se exemplos arqueológicos e nas restantes três será abordada a aplicação concreta de análises de ADN antigo. Pretende-se que o aluno adquira uma visão global sobre as potencialidades e limitações deste tipo de estudos.

Os responsáveis pelo curso são Eva Fernández Domínguez, pós-doutoranda do IAP/Universidade do Algarve, e António Faustino Carvalho, docente da Universidade do Algarve.

Calendário das sessões e temas:

1ª Sessão – António Faustino Carvalho: “O advento do Neolítico: novos modelos de organização social? A teoria antropológica e exemplos de casos arqueológicos”.
2ª Sessão – António Faustino Carvalho: “Aculturação ou migração démica? O processo de neolitização no continente europeu”.

3ª Sessão – Eva Fernández Domínguez: “Introdução ao estudo do ADN antigo: estrutura do ADN, técnicas e características”.

4ª Sessão – Eva Fernández Domínguez: “Aplicações dos estudos de ADN antigo na Arqueologia e Antropologia: I – identificação e estabelecimento de relações familiares”.

5ª Sessão – Eva Fernández Domínguez: “Aplicações dos estudos de ADN antigo na Arqueologia e Antropologia: II – estudos diacrónicos e processos migratórios”.

Mais informação e inscrição:
FCSH (Núcleo de Formação ao Longo da Vida)
E-mail: [email protected]
Telefone: 217 908 383

Comentários

pub