Universidade do Algarve recebe Colóquio Nacional da Produção de Pequenos Frutos

O IV Colóquio Nacional da Produção de Pequenos Frutos vai decorrer no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, em […]

O IV Colóquio Nacional da Produção de Pequenos Frutos vai decorrer no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, em Faro, nos dias 21 e 22 de abril.

O colóquio terá como tema central a “Sustentabilidade e Competitividade para Exportação” e desenrolar-se-á em torno dos temas “Ambiente”, “Tecnologias de Produção”, “Qualidade e Pós-colheita”, “Compostos Bioativos” e “Proteção das Plantas”.

A organização, a cargo do Instituto Nacional de Investigação Agrária (INRB, INIA-Oeiras), a Associação Portuguesa de Horticultura (APH) e o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), pretende que seja um local privilegiado de encontro e intercâmbio de experiências e conhecimento entre todos os agentes intervenientes na fileira, como sejam os produtores, empresários, investigadores, professores, estudantes e técnicos.

Nas últimas décadas assistiu-se, em termos globais, a um crescimento moderado da produção de Pequenos Frutos em Portugal.

No entanto, a procura por este tipo de produtos tem aumentado bastante, nomeadamente morango, amora, framboesa e mirtilo.

A aptidão para a produção destes frutos difere de região para região, conseguindo-se com diferentes tecnologias de produção e variedades a produção ao longo de todo o ano.

Portugal possui excelentes condições para a produção de pequenos frutos fora-de-época (Outono e Inverno) e produção de época (Primavera), com grandes potencialidades para o mercado de exportação europeu.

Saiba tudo sobre o colóquio aqui

Comentários

pub