Tráfego a nível nacional cresce 2,9%, mas desce no Aeroporto de Faro

O tráfego de passageiros nos Aeroportos ANA subiu no 1º trimestre deste ano 2,9%, para os 5,06 milhões de passageiros […]

O tráfego de passageiros nos Aeroportos ANA subiu no 1º trimestre deste ano 2,9%, para os 5,06 milhões de passageiros com destaque para o setor tradicional (5,4%). A tendência de subida manifesta-se nos aeroportos de Lisboa e Francisco Sá Carneiro (Porto).

Assim no Aeroporto de Lisboa o número de passageiros processados subiu 5,1% e no Aeroporto do Porto 0,6%.

No Aeroporto de Faro, pelo contrário, registou-se neste período um movimento contrário, com um recuo no processamento de passageiros de -0,2%, o mesmo acontecendo nos aeroportos açorianos geridos pela ANA, que registaram uma quebra de -4,4%.

Em termos de mercados destaque para os crescimentos da Holanda, França, Brasil e Alemanha.

Destaque positivo para os desempenhos da TAP Portugal (+157 mil passageiros, uma subida de 7,4%) e Transavia. Neste período, TAP Portugal (44,9%), easyjet (13,0%) e Ryanair (12,4%) processaram 70,3% dos passageiros nos Aeroportos ANA.

Durante o mês de Março de 2012 o tráfego de passageiros nos Aeroportos ANA revelou um crescimento de 1,3 % (1,9 milhões de passageiros) em relação ao mesmo período do ano transato, com destaque para o crescimento do segmento tradicional (+3,3%).

Esta tendência não foi generalizada nos Aeroportos geridos pela ANA. Assim, enquanto no Aeroporto de Lisboa (3,6%) e no Aeroporto de Faro (0,7%) o tráfego de passageiros cresceu, já no Aeroporto Francisco Sá Carneiro (-1,1%) e os Aeroportos dos Açores geridos pela ANA (-12,3%) assistiu-se a uma retração no número de passageiros processados.

Em termos de mercados, destaque para os crescimentos de França, Holanda e Reino Unido. Destaque positivo para os desempenhos da TAP Portugal (+36,7 mil passageiros, um crescimento de 4,8%) e Transavia. Em Março, TAP Portugal (42,3%), easyjet (13,4%) e Ryanair (13%) processaram 68,7% dos passageiros nos Aeroportos ANA.

 

Resultado líquido da ANA sobe 8,1%

Com um aumento acumulado no tráfego de passageiros de passageiros de 2,9%, os resultados da ANA no final do 1º trimestre confirmam a solidez financeira da empresa como um dos seus fatores distintivos.

Após um ano em que a empresa apresentou resultados notáveis (2011), o cash-flow operacional (EBITDA) no final do 1º trimestre de 2012 atingiu o montante de 35,3 milhões de euros, representando um crescimento de 13,1% face ao período homólogo anterior, quase 9 vezes superior às despesas financeiras. O EBITDA por passageiro servido aumentou cerca de 10%.

O resultado líquido cresceu 8,1% situando-se em 9,8 milhões de euros, resultado de um crescimento de 2,3% dos proveitos operacionais e de uma diminuição dos custos operacionais de 1,5%.

Os resultados alavancados refletem, para além da evolução do tráfego, a estratégia seguida na melhoria da eficiência e racionalização que têm vindo a ser introduzidos na gestão operacional dos aeroportos.

Comentários

pub