Tradições do Mundo Rural mostram-se na 14ª Feira do Folar

Uma exposição sobre “Tradições do Mundo Rural” é uma das atrações da 14ª Feira do Folar de S. Marcos da […]

Uma exposição sobre “Tradições do Mundo Rural” é uma das atrações da 14ª Feira do Folar de S. Marcos da Serra. Esta mostra estará aberta ao público no Pólo de Educação desta localidade, que começa hoje, dia 5 de abril, e encerrará no sábado, dia 7.

Quem a visitar terá a possibilidade de ver retratado o mundo rural da serra algarvia, com destaque para as tradições da freguesia de S. Marcos, através de cinco temas principais: alfaias agrícolas, cortiça, lagar, medronho e mel. A exposição apresentará material etnográfico utilizado, em tempos, pela população rural.

Poderão, simultaneamente, compreender e apreciar o saber viver e saber ser das gentes serranas, ao mesmo tempo que será possível apreciar o tradicional Folar de Páscoa, confecionado de acordo com a receita que tem passado de geração em geração e marca esta vila como uma das que melhor representa esta iguaria algarvia.

A feira abre portas entre os dias 6 e 8 de abril, sendo organizada pela Câmara Municipal de Silves (CMS), com o apoio da Junta de Freguesia de S. Marcos da Serra, do Serrano Futebol Clube e da Associação Humanitária de S. Marcos da Serra.

Para além dos tradicionais folares, este certame apresenta-se como uma montra dos produtos regionais algarvios, onde marcam presença a doçaria, o mel, os frutos secos, o medronho e outros licores. Reavivando saberes e ofícios antigos, podemos, também, encontrar na feira artesãos a produzir ao vivo diversos artigos de artesanato criados a partir dos mais variados materiais como o barro, latão, tecido e outros.

Como habitualmente, a Feira do Folar irá promover a música e as danças tradicionais algarvias. O primeiro dia conta com a atuação interativa do Grupo de Teatro “Soldaterra”, do Grupo de Cantares da Casa do Povo de SB Messines e da Orquestra Orff do Jardim Escola João de Deus.

A Banda da Sociedade Filarmónica Silvense, o Rancho Folclórico de SB Messines e “The Real Band” são as propostas para o dia 7 de abril. O último dia de festa fecha com a atuação do Grupo Coral Alentejano, da Associação Comunidades de Tunes, e dos Percutunes.

A 14.ª Feira do Folar abre todos os dias às 11h00, encerrando às 22h00 nos dias 6 e 7, e às 21h00 no dia 8 de abril, podendo ser consultada a programação detalhada do evento no portal da CMS, em www.cm-silves.pt.

 

Comentários

pub