Teatro das Figuras acolhe 1ª edição das Jornadas do Teatro Amador do Algarve

A primeira edição das Jornadas do Teatro Amador do Algarve trará ao Teatro das Figuras, em Faro, atores e investigadores […]

A primeira edição das Jornadas do Teatro Amador do Algarve trará ao Teatro das Figuras, em Faro, atores e investigadores para debaterem o tema, nos dias 28 e 29 de abril, numa organização da Direção Regional de Cultura, CIAC – Centro de Investigação em Arte e Comunicação da Universidade do Algarve, Teatro Municipal de Faro e A Peste – Associação de Pesquisa Teatral.

Segundo António Branco, diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve e investigador nesta área, “numa região que regista uma intensa atividade teatral amadora, nunca houve um momento de encontro entre os atores e de reflexão sobre esta temática”.

O programa está organizado em mesas temáticas, em cada uma das quais intervirão dois representantes de grupos de teatro amador da região.

Para a sessão de abertura estão confirmadas as presenças da atriz Fernanda Lapa, que iniciou a sua extensa carreira no teatro amador, e do professor José Louro, profundo conhecedor da realidade do Algarve ao nível do teatro amador, escolar e profissional.

Na sessão de encerramento, intervirão a atriz Manuela de Freitas e a professora e investigadora Eugénia Vasques.

As I Jornadas do Teatro Amador do Algarve pretendem refletir sobre temas, tais como os critérios que diferenciam o teatro amador do teatro profissional, a função social e artística do teatro amador, o impacto que a existência ou inexistência de recursos financeiros e equipamentos tem nas opções artísticas e nos seus resultados, entre outros.

Do programa destas Jornadas faz também parte uma masterclass com a coreógrafa Madalena Victorino, que terá lugar no dia 28 de abril às 21 horas.

A participação nas Jornadas é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, através dos sítios de internet do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação, em www.ciac.pt, e da Direção Regional de Cultura, em www.cultalg.pt.

Conheça o programa completo aqui:

Comentários

pub