Tavira prepara Plano Municipal de Promoção da Acessibilidade

A Câmara de Tavira está a elaborar um Plano Municipal de Promoção da Acessibilidade (PMPA). O plano surge na sequência […]

A Câmara de Tavira está a elaborar um Plano Municipal de Promoção da Acessibilidade (PMPA). O plano surge na sequência da aprovação da candidatura do município ao Programa Operacional Potencial Humano – Tipologia 8.6.5 – Ações de Investigação, Sensibilização e Promoção de Boas Práticas.

Por outro lado, a iniciativa “Um dia de cadeira de rodas na cidade de Tavira”, que teve lugar no passado dia 21 de abril, despertou a atenção da população em geral e dos 40 participantes para as dificuldades de acessibilidades na cidade.

«Sensível a esta questão está também o Município de Tavira», garante a autarquia.

O PMPA tem como objetivo principal o desenvolvimento de soluções integradas de acessibilidade para todos em cinco grandes eixos que condicionam a acessibilidade: via pública, edifícios, transportes, informação e comunicação e info-acessibilidade.

Tanto na via pública como nos edifícios, o que se pretende é «permitir as deslocações e o uso e desfrute» de edifícios e via pública.

Em relação aos transportes, será realizada uma análise ao nível da acessibilidade, quer da componente móvel, quer da componente fixa (paragens, apeadeiros, etc) do sistema de transportes.

O eixo da comunicação pretende garantir que «a informação em todas as componentes acima referidas é claramente identificável, visível e inteligível em todos os âmbitos de intervenção, objetivo partilhado também no campo das novas tecnologias de informação e comunicação, ao nível da informação digital».

Para o efeito, serão elaborados diagnósticos de acessibilidade integrada com base nas fragilidades sociais e físicas do território, e os contributos obtidos pelas sessões de auscultação, debates e participação pública a realizar, serão determinantes para a decisão final das estratégias principais do plano.

Após a conclusão do PMPA, o Município ficará dotado de mecanismos que permitirão a consolidação de uma plataforma digital especializada que dê continuidade à prática da acessibilidade ou ainda um geo-fórum que permitirá aos cidadãos participar on-line a monitorização das atividades de acessibilidade e a sua participação cívica.

O PMPA representa um investimento de 138.334,88 euros, e um importante contributo em transformar Tavira numa cidade acessível para todos.

Em articulação com as Juntas de Freguesia, o Município de Tavira tem vindo a efetuar algumas intervenções pontuais neste domínio, através do rebaixamento de passeios e da reorganização de parques para viaturas de cidadãos deficientes.

Comentários

pub